Os comprimidos, os efervescentes e as pastilhas são classificados como formas sólidas obtidas a partir da compressão de pós e granulados
Efervescentes
Se desintegram e dispersam quando em contato com a água, liberando dióxido de carbono (CO2). Podem ter ação local, como os antiácidos (bicarbonato de sódio) ou sistêmico, como os que contêm analgésicos como princípio ativo. O efeito é visualizado mais rapidamente por ser administrado já em solução.
Pastilhas
Apresentam ação local por se dissolverem na cavidade bucal, enquanto os comprimidos, ação sistêmica e um efeito mais demorado pela necessidade de desintegração e dissolução, para, então, se ter a absorção e chegada do fármaco ao local de ação.
Líquidos
Como as soluções orais e suspensões, possuem uma velocidade de absorção e efeito mais rápidos em comparação às formas sólidas.
As reclamações de desconforto no estômago ou ligadas à digestão são comuns e podem ser resolvidas com pequenas mudanças de hábito. Além disso, há medicamentos auxiliares.
Fonte: guia da farmacia
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados