
Os comprimidos, os efervescentes e as pastilhas são classificados como formas sólidas obtidas a partir da compressão de pós e granulados
Efervescentes
Se desintegram e dispersam quando em contato com a água, liberando dióxido de carbono (CO2). Podem ter ação local, como os antiácidos (bicarbonato de sódio) ou sistêmico, como os que contêm analgésicos como princípio ativo. O efeito é visualizado mais rapidamente por ser administrado já em solução.
Pastilhas
Apresentam ação local por se dissolverem na cavidade bucal, enquanto os comprimidos, ação sistêmica e um efeito mais demorado pela necessidade de desintegração e dissolução, para, então, se ter a absorção e chegada do fármaco ao local de ação.
Líquidos
Como as soluções orais e suspensões, possuem uma velocidade de absorção e efeito mais rápidos em comparação às formas sólidas.
As reclamações de desconforto no estômago ou ligadas à digestão são comuns e podem ser resolvidas com pequenas mudanças de hábito. Além disso, há medicamentos auxiliares.
Fonte: guia da farmacia
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios 02/09/2025 Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população