
Como a Covid-19 pode ser transmitida por meio de gotículas e contato, a rotina de limpeza e desinfecção da farmácia deve abranger todas as áreas e objetos que recebem contato dos clientes ou dos funcionários. Além disso, a equipe de limpeza deve estar paramentada adequadamente para manipulação dos produtos de limpeza.
Mantenha o ambiente ventilado
Facilite a circulação do ar ao longo do dia em todos os ambientes da farmácia. Abra portas e janelas para manter o ambiente ventilado. Se possível, ligue o ventilador mecânico por no mínimo 30 minutos duas vezes ao dia.
Use álcool líquido 70%
A cada duas horas, faça a limpeza nas áreas de circulação e também em objetos como telefones, computadores, teclados, mouses, caixa registradora, balança, mesas, cadeiras, corrimões, balcões, mesas, maçanetas e cestinhas utilizadas pelos clientes.
Higienize os objetos após cada atendimento
Se você presta serviços de assistência farmacêutica e utiliza instrumentos clínicos, como termômetros, estetoscópios, glicosímetros, aparelho de pressão, balança de bioimpedância, lembre-se de higienizá-los com álcool líquido 70% após cada atendimento. O uso de EPIs também é indispensável para os atendimentos.
Faça a limpeza das grandes superfícies
Estabeleça uma rotina de limpeza e desinfecção da farmácia específica para grandes superfícies, como chão, banheiros, refrigeradores, lockers e equipamento de ar condicionado. Essas áreas podem ser higienizadas com desinfetante contendo cloro ativo e/ou solução de hipoclorito 1% no mínimo duas vezes ao dia.
Entre os produtos de limpeza indicados para desinfecção no caso da Covid-19 estão: álcool 70%, solução de hipoclorito 1% e detergentes contendo cloro ativo. Evite usar produtos à base de clorexidina para a antissepsia do local, pois estes não são efetivos contra Covid-19.
Higienize os utensílios usados na limpeza
Depois de cada limpeza, os utensílios como vassouras, panos de chão e rodinhos devem ser higienizados separadamente em uma área reservada na farmácia para esse fim.
Por último, sempre enxágue os utensílios com água após cada utilização. Mergulhe e esterilize tudo com solução desinfetante contendo cloro por 30 minutos. Enxágue novamente com água e depois seque para nova utilização.
Fonte: Farmarcas
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis