
Os médicos irão também estar disponíveis para darem informações à população e dentro do Conjunto Nacional serão feitos exames preventivos. As pessoas poderão testar sua capacidade respiratória, dependência de nicotina e nível de monóxido de carbono expirado na respiração. Elas poderão também usar um programa de computador que irá calcular os gastos de compra de cigarros durante um mês, ano ou até mesmo ao longo de suas vidas, vendo também como esse dinheiro poderia ser usado de outras formas. Os exames aplicados têm o objetivo de identificar doenças e riscos para a saúde da população, podendo encaminhar as pessoas a especialistas e tratamentos adequados.
A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma doença. O hábito de fumar está associado a 5 milhões de mortes por ano e a expectativa é de que se medidas não forem adotadas contra o cigarro, esse número aumente para 8 milhões até o ano de 2030.
De acordo com Jaqueline Ota, presidente da SPPT ?esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças?.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.