
Os médicos irão também estar disponíveis para darem informações à população e dentro do Conjunto Nacional serão feitos exames preventivos. As pessoas poderão testar sua capacidade respiratória, dependência de nicotina e nível de monóxido de carbono expirado na respiração. Elas poderão também usar um programa de computador que irá calcular os gastos de compra de cigarros durante um mês, ano ou até mesmo ao longo de suas vidas, vendo também como esse dinheiro poderia ser usado de outras formas. Os exames aplicados têm o objetivo de identificar doenças e riscos para a saúde da população, podendo encaminhar as pessoas a especialistas e tratamentos adequados.
A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma doença. O hábito de fumar está associado a 5 milhões de mortes por ano e a expectativa é de que se medidas não forem adotadas contra o cigarro, esse número aumente para 8 milhões até o ano de 2030.
De acordo com Jaqueline Ota, presidente da SPPT ?esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças?.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis