Solução seria recriar complexo industrial de saúde
O Ministério da Saúde acredita que a partir deste ano o País começará a reverter a dependência de fornecimento externo de medicamentos e farmacoquímicos para a produção de fórmulas. A diminuição da dependência seria efeito da política de recriar um complexo industrial de saúde iniciada em 2008.
Segundo reportagem da Exame, o governo tem como principal objetivo o poder de compra de US$ 10 bilhões (ao ano) do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são gastos US$ 4 bilhões anuais para induzir a produção de vacinas e medicamentos no País.
Além disso, também foram firmadas 30 parcerias público-privadas entre empresas particulares e laboratórios públicos para a produção de medicamentos. A perspectiva é que ainda neste ano será iniciada a produção de antirretrovirais (para tratamento do HIV/aids) e de imunossupressores (usados contra a rejeição de órgãos, por exemplo).
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados