
Oriente os consumidores no ponto de venda
Quem vai a farmácia se depara com diferentes nomenclaturas na hora de comprar um medicamento. É possível encontrar medicamento genérico, original, similar, comercial, ético, equivalente e ainda de referência.
O farmacêutico Jackson Rapkiewicz explica que essa lista, na prática, é menor. “Na verdade, as nomenclaturas que deve ser utilizadas são: medicamento de referência, genérico, similar e similar equivalente”, simplifica.
É necessário compreender e orientar o consumidor no ponto de venda, caso haja dúvidas sobre qual medicamento é o indicado.
Medicamento de referência: é aquele que passou por vários anos de pesquisa em laboratório. Também é chamado de inovador, original, comercial ou ético.
Medicamento genérico: é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca.
Medicamento similar: tem o mesmo princípio ativo de um produto de referência, porém, com um nome comercial. Ele pode diferir em características relativas ao tamanho e forma, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo.
Medicamento similar equivalente: indicado para substituição, a partir de uma lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o farmacêutico, a Anvisa definiu que todos os medicamentos similares precisam passar por testes laboratoriais. “Isso tem sido feito gradativamente e dentro de poucos anos todos os medicamentos similares vão ter passado pelo teste”, finaliza.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.