A partir de agosto iniciam-se as capacitações do Projeto Educanvisa 2011. Nesse ano, as capacitações serão realizadas nos estados que manifestaram interesse em aderir ao projeto. Com a necessidade de adaptar seu funcionamento ao corte orçamentário do Governo, a Anvisa buscou parcerias com as Coordenações de Vigilância Sanitária Estadual para a realização de capacitações regionalizadas.
No mês de maio, os coordenadores das vigilâncias estaduais do Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins participaram de reuniões na Anvisa para conhecer o modelo diferenciado de execução do Educanvisa nos estados. Nesse modelo, será possível atender aos participantes de 47 cidades. As coordenações estaduais, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, serão responsáveis pelo transporte e infraestrutura da capacitação. A adesão ao modelo regionalizado demonstra a evolução organizacional dos estados e a disposição em apoiar o Projeto Educanvisa e assim assumir também um papel educativo para a sociedade.
A primeira capacitação do Educanvisa em 2011 será realizada em Fortaleza (CE) e está prevista para os dias 8 e 9 de agosto. As cidades de outros estados que não puderam ser incluídas nas capacitações regionalizadas deste ano poderão ser atendidas em 2012, de acordo com os recursos orçamentários do projeto.
O Educanvisa propõe uma mudança de comportamento a partir da capacitação de professores e profissionais de vigilância sanitária e da mobilização da comunidade escolar. Os estudantes aprendem em sala de aula sobre os cuidados com a qualidade da alimentação, com o uso de medicamentos, além de serem alertados sobre a influência da propaganda na formação dos hábitos de consumo.
Entre os participantes já capacitados no Educanvisa (2009), as cidades de Vinhedo (SP), Maceió (AL) e Goiânia (GO) estão dando continuidade ao projeto neste ano, promovendo novos módulos de capacitações. Além de ampliar o projeto para novos professores, a continuidade permite a integração de outras escolas e até de novas cidades, como é o caso de Aparecida de Goiânia (GO), integrada ao Educanvisa neste mês.
Uma referência de continuidade no projeto é o estado de Santa Catarina, onde a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual assumiu plenamente a coordenação local do Educanvisa e, desde 2009, promove novas capacitações e acompanha a execução das atividades. Para apoiar a continuidade do projeto, a Anvisa disponibiliza todos os materiais no site e os mesmos podem ser reproduzidos para utilização no Educanvisa.
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.