
A partir de agosto iniciam-se as capacitações do Projeto Educanvisa 2011. Nesse ano, as capacitações serão realizadas nos estados que manifestaram interesse em aderir ao projeto. Com a necessidade de adaptar seu funcionamento ao corte orçamentário do Governo, a Anvisa buscou parcerias com as Coordenações de Vigilância Sanitária Estadual para a realização de capacitações regionalizadas.
No mês de maio, os coordenadores das vigilâncias estaduais do Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins participaram de reuniões na Anvisa para conhecer o modelo diferenciado de execução do Educanvisa nos estados. Nesse modelo, será possível atender aos participantes de 47 cidades. As coordenações estaduais, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, serão responsáveis pelo transporte e infraestrutura da capacitação. A adesão ao modelo regionalizado demonstra a evolução organizacional dos estados e a disposição em apoiar o Projeto Educanvisa e assim assumir também um papel educativo para a sociedade.
A primeira capacitação do Educanvisa em 2011 será realizada em Fortaleza (CE) e está prevista para os dias 8 e 9 de agosto. As cidades de outros estados que não puderam ser incluídas nas capacitações regionalizadas deste ano poderão ser atendidas em 2012, de acordo com os recursos orçamentários do projeto.
O Educanvisa propõe uma mudança de comportamento a partir da capacitação de professores e profissionais de vigilância sanitária e da mobilização da comunidade escolar. Os estudantes aprendem em sala de aula sobre os cuidados com a qualidade da alimentação, com o uso de medicamentos, além de serem alertados sobre a influência da propaganda na formação dos hábitos de consumo.
Entre os participantes já capacitados no Educanvisa (2009), as cidades de Vinhedo (SP), Maceió (AL) e Goiânia (GO) estão dando continuidade ao projeto neste ano, promovendo novos módulos de capacitações. Além de ampliar o projeto para novos professores, a continuidade permite a integração de outras escolas e até de novas cidades, como é o caso de Aparecida de Goiânia (GO), integrada ao Educanvisa neste mês.
Uma referência de continuidade no projeto é o estado de Santa Catarina, onde a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual assumiu plenamente a coordenação local do Educanvisa e, desde 2009, promove novas capacitações e acompanha a execução das atividades. Para apoiar a continuidade do projeto, a Anvisa disponibiliza todos os materiais no site e os mesmos podem ser reproduzidos para utilização no Educanvisa.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.