
Criação de novo medicamento é processo que pode levar mais de 15 anos!
A julgar pela oferta nas farmácias, há medicamento para quase tudo. E, segundo uma reportagem do Estado de Minas, o preço, via de regra, é diretamente proporcional à exclusividade da fórmula no mercado e, claro, ao tempo que levou para ser comercializada.
Uma pode até ser mais rápida que a outra, mas geralmente o paciente pode sentar e esperar: o tempo médio para um medicamento chegar à sua mão é de pelo menos 18 anos para as drogas mais elaboradas e seis se for um antiviral daqueles que um governo faria qualquer coisa para obter.
De acordo com a publicação, o longo e caro caminho que passa pela necessidade, descoberta, teste e aprovação pode chegar ao investimento de algo em torno de US$ 300 milhões.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.