
O sistema imunológico humano está em ação o tempo todo, combatendo de vírus e bactérias até células do nosso próprio corpo, que apresentam mutações potencialmente cancerígenas. Por isso existem vários remédios destinados a pacientes com câncer que estimulam as células de defesa do organismo. Em casos especiais, porém, como em pacientes que passaram por transplantes, é preciso administrar medicamentos que atenuem sua ação, senão essas mesmas células vão tratar o novo órgão como um corpo estranho e provocar sua rejeição.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: TGF-? Converts Apoptotic Stimuli into the Signal for Th9 Differentiation
Onde foi divulgada: Journal of Immunology
Quem fez: Mariko Takami, Robert B. Love e Makio Iwashima
Instituição: Departmento de Microbiologia e Imunologia da Universidade Loyola de Chicago
Dados de amostragem: cultura de células de camundongo em laboratório
Resultado: a proteína TGF-?, conhecida por diminuir a resposta do sistema imunológico, também pode atuar da forma oposta, aumentando a força de nossas defesas.
Um novo estudo realizado na Universidade Loyola de Medicina, de Chicago, nos Estados Unidos, pode fazer o nosso sistema imune agir das duas maneiras. A pesquisa descobriu que uma proteína chamada TGF-BETA , que já é conhecida por diminuir a resposta do sistema imunológico, também pode atuar da forma oposta, aumentando a força de nossas defesas.
"A TGF-BETA é uma faca de dois gumes", diz Makio Iwashima, autor-sênior do estudo publicado na edição online do Journal of Immunology. "Ela provoca reações do sistema imunológico mas não determina a direção destas reações. Dependendo das condições, elas podem tanto ativar quanto suprimir o sistema imunológico."
Para chegar à descoberta, Iwashima e sua equipe testaram a ação da molécula em culturas de células de camundongos. O próximo passo será testá-la em animais vivos. Segundo Iwashima, entender melhor o funcionamento da TGF-BETA pode levar ao desenvolvimento de medicamentos que possam tanto aumentar ou diminuir a resposta do sistema imunológico, conforme seja necessário.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.