O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) faz um apelo público para que a presidenta Dilma Rousseff vete a Medida Provisória 549/12 que autoriza o comércio de medicamentos fora de farmácias. O prazo para a análise de MP termina essa semana.
Para o presidente do CRF-SP, Pedro Menegasso, colocar esse tipo de medicamento ao alcance da população em supermercados e lojas de conveniência é um incentivo à cultura brasileira da automedicação irresponsável que precisa ser mudada. ?O brasileiro já tem o hábito de se automedicar ouvindo a opinião de vizinhos, parentes, amigos e todo tipo de leigo, se for facilitado seu acesso aos medicamentos, essa situação que já é complexa tende a se complicar. Isso pode gerar aumento de custos ao sistema público de saúde, haja vista que cerca de 30% dos atendimentos de urgência devido à intoxicações no país ocorrem pelo uso inadequado medicamentos? explicou.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados