
A SBFC (Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária) foi criada em abril de 2009, durante a Assembléia de Fundação realizada na cidade de Bento Gonçalves-RS. Nesta, foi eleita a Diretoria Provisória, para um período de seis meses.
O Conselho Federal de Farmácia foi o grande indutor e apoiador para a criação desta entidade, tão necessária e importante para os farmacêuticos da farmácia comunitária (farmácias e drogarias públicas ou privadas), que careciam de uma Sociedade que os representasse.
Em outubro de 2009, na cidade de São Luis-MA foi realizada uma assembléia da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Nacional e nesta data foi eleita a diretoria para o triênio 2009-2012, sendo eleito presidente o Dr. Amilson Álvares, Conselheiro Federal pelo Estado de Tocantins. Ainda, na Assembléia de São Luis foi ratificada a decisão de que cada Estado criaria a sua respectiva Regional. Assim, vários Estados criaram a sua Sociedade Regional ou Estadual e, em Santa Catarina não foi diferente.
Em 2010, foi publicado no jornal Diário Catarinense a pedido do Dr. Arani Schroeder, o convite para reunião e realização de uma Assembléia na cidade de Itajaí-SC, para deliberar sobre a fundação de Sociedade Brasileira de Santa Catarina (SBFC-SC).
Os objetivos da entidade Estadual são os mesmos da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Nacional. A Sociedade congrega todos os Farmacêuticos das farmácias e drogarias, tanto pública como privadas, além dos cursos de farmácia, bem como farmacêuticos de outras área de atuação, qualificando, valorizando e reconhecendo ainda mais, os profissionais que atuam nas farmácias e drogarias comunitárias.
Saiba mais através do site : www.sbfcsc.org
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.