
A SBFC (Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária) foi criada em abril de 2009, durante a Assembléia de Fundação realizada na cidade de Bento Gonçalves-RS. Nesta, foi eleita a Diretoria Provisória, para um período de seis meses.
O Conselho Federal de Farmácia foi o grande indutor e apoiador para a criação desta entidade, tão necessária e importante para os farmacêuticos da farmácia comunitária (farmácias e drogarias públicas ou privadas), que careciam de uma Sociedade que os representasse.
Em outubro de 2009, na cidade de São Luis-MA foi realizada uma assembléia da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Nacional e nesta data foi eleita a diretoria para o triênio 2009-2012, sendo eleito presidente o Dr. Amilson Álvares, Conselheiro Federal pelo Estado de Tocantins. Ainda, na Assembléia de São Luis foi ratificada a decisão de que cada Estado criaria a sua respectiva Regional. Assim, vários Estados criaram a sua Sociedade Regional ou Estadual e, em Santa Catarina não foi diferente.
Em 2010, foi publicado no jornal Diário Catarinense a pedido do Dr. Arani Schroeder, o convite para reunião e realização de uma Assembléia na cidade de Itajaí-SC, para deliberar sobre a fundação de Sociedade Brasileira de Santa Catarina (SBFC-SC).
Os objetivos da entidade Estadual são os mesmos da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Nacional. A Sociedade congrega todos os Farmacêuticos das farmácias e drogarias, tanto pública como privadas, além dos cursos de farmácia, bem como farmacêuticos de outras área de atuação, qualificando, valorizando e reconhecendo ainda mais, os profissionais que atuam nas farmácias e drogarias comunitárias.
Saiba mais através do site : www.sbfcsc.org
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.