
O mercado de medicamentos no Brasil é uma dos ramos da área farmacêutica que tem crescido nos últimos anos. Acompanhando as necessidades do mercado, a preocupação com a promoção e manutenção da saúde tem feito com que a indústria farmacêutica busque inovações para atender as demandas do atual cenário e manter o desenvolvimento do setor. Confira as três tendências da áreas que se destacam com o foco no cliente e inovação no ambiente corporativo:
Farmacogenômica
Apostando nas novas tecnologias, a indústria farmacêutica tem investido cada vez mais na personalização dos medicamentos. A exemplo da produção de produtos para um perfil específico de pacientes com alterações genéticas similares. Esta é a proposta da farmacogenética.
Nanotecnologia
Utilizada no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, engenharia dos materiais, por exemplo, esta ciência desenvolve e produz partículas na escala do nanômetro.
Estas nanopartículas podem ser utilizadas no segmento farmacêutico com finalidades profiláticas e terapêuticas, sendo algumas já são usadas como substâncias fotoprotetoras que previnem o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
A utilização de nanotecnologia para a indústria farmacêutica está em evidência por se tratar de uma inovação que possibilita resultados mais eficazes no papel dos fármacos, colaborando para o aumento do potencial da administração e consequentemente aliviando a toxicidade indesejada. Isso melhora a adesão do paciente e proporciona resultados clínicos favoráveis.
Fusão e aquisição das indústrias farmacêuticas
Em ascensão no País, a indústria farmacêutica tem investido em negócios e acordos que ampliam a sua participação no mercado. As operações de fusões e aquisições de empresas do ramo realizadas no ano de 2015 movimentaram mais de US$ 300 bilhões de dólares no setor, segundo informações da “Firepower Index and Growth Gap Report 2016”, baseado no levantamento realizado pela Ernst & Young (EY) que mede a capacidade das empresas farmacêuticas em financiar fusões e aquisições com base na força de seus balanços e sua capitalização de mercado. Entre as vantagens desses investimentos estão o estímulo à pesquisa e a busca por estratégias para o mercado de medicamentos.
Fonte: Guia da Farmácia
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.