
Pesquisadores acharam ponto fraco do vírus
Foi com um modelo matemático aplicado em bolsas de valores que cientistas do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, em Boston (Estados Unidos), conseguiram identificar o chamado ?calcanhar de Aquiles? do HIV ? o ponto fraco do vírus causador da Aids.
Segundo reportagem do Correio Braziliense, o estudo, publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, partiu da premissa de que um raro grupo de pacientes consegue controlar a infecção sem tomar qualquer medicação.
Os especialistas Arup Chakraborty e Vincent Dahirel identificaram cinco grandes grupos de locais preservados nas proteínas do HIV, que foram denominados de ?setores do HIV?. Eles perceberam que essas regiões do vírus permaneciam intactas, enquanto o restante da estrutura se distorcia ao redor delas.
A pesquisa lança luz sobre uma hipótese provocativa ? a de que, em vez de evitar um amplo ataque, a vacina contra o HIV deveria se concentrar em poucos alvos.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.