ACESSO RESTRITO
Pesquisa revela que mitos são considerados verdadeiros para diabéticos
Apesar de estar ligado às doenças cardiovasculares, o diabetes ainda causa dúvidas para os brasileiros. A maior parte da população ainda desconhece conceitos básicos sobre a doença, especialmente relacionados às complicações cardiovasculares, de acordo com a pesquisa “Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”, realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate.
A população, em geral, relaciona o diabetes com problemas de visão e amputação. Somente 43% dos diabéticos e 27% dos não diabéticos acreditam que a doença pode ter relação com a incidência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O levantamento mostra, ainda, que alguns mitos são vistos como corretos: 50% dos diabéticos acreditam que a doença é hereditária e 35% crêem que o diabetes é uma doença emocional, ligada ao estresse. O mito de que diabéticos nunca mais podem comer açúcar é considerado verdadeiro para 31% daqueles que possuem a doença e para 26% dos não diabéticos.
Para o Dr. Carlos Eduardo Barra Couri, endocrinologista pesquisador da USP e médico responsável pela pesquisa, os dados relevam resultados preocupantes. “O desconhecimento do paciente com relação às complicações da doença é real e precisa ser combatido em diversas frentes. Possibilitar que o paciente alcance a meta glicêmica ideal, o mais rápido possível, após o diagnóstico é essencial para diminuir o risco de complicações futuras, e para isso o paciente precisa estar empoderado e informado sobre os impactos do diabetes mal controlado”.
O estudo revelou que o brasileiro entende a importância da adoção de hábitos saudáveis para o controle do diabetes. Porém, somente 58% dos diabéticos afirmam ter uma alimentação balanceada e apenas 23% afirmaram praticar atividade física de três a quatro vezes por semana.
Fonte: Guia da Farmacia
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).