
Um aplicativo de celular, recentemente criado por um desenvolvedor de sistemas brasileiro, é capaz de auxiliar pessoas analfabetas e com deficiência visual a diferenciar caixas de medicamentos. O dispositivo, chamado de Amynk, utiliza inteligência artificial do Gemini para ler as embalagens de remédios a partir da câmera do celular.
Bruno Rogério de Moura, criador do aplicativo, diz que as ações do app são coordenadas por comando de voz, incluindo a abertura da câmera. E as respostas com as informações sobre o medicamento também são recebidas por voz.
O desenvolvedor trabalha como líder de dados nas redes Droga Raia e Drogasil e teve a ideia de criar o app quando soube de um projeto parecido, feito por uma estudante da Paraíba, mas que não usava reconhecimento de voz.
O Amynk ainda não está disponível para download, mas Bruno pretende lançar o app, gratuitamente, até o fim de 2024. Ele está em busca de investidores para custear, principalmente, as despesas com o servidor.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia (CFF)
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.