Três doenças consideradas erradicadas voltaram a assombrar os brasileiros neste ano: a febre amarela, o sarampo e a poliomelite. A situação é preocupante porque o País vive a mais baixa cobertura vacinal dos últimos dez anos.
No início do ano, houve um período de atenção em relação ao número de casos de febre amarela. Entre julho de 2017 e abril deste ano, foram registrados 1.127 casos da doença, quase o dobro que o mesmo período no ano anterior.
Além disso, desde janeiro, já foram registrados 677 casos de sarampo. Amazônia e Roraima têm os maiores índices da doença. De acordo com as autoridades, os casos estão relacionados ao fluxo migratório da Venezuela, assim como o caso de poliomielite. A América Latina foi considerada zona livre da doença em 1994. No Brasil, o último caso ocorreu em 1989. No Brasil, o último caso aconteceu em 1989.
“É preciso que todos os postos tenham sala de vacinação e eles estejam abertos na hora em que a população precisa. Não é possível que os pais levem a criança ao posto e ela não possa ser vacinada por indisponibilidade de atendimento, o que vemos ocorrer com muita frequência”, complementa ele.
Fonte: Guia da Farmacia
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados