
Medida foi apresentada no encontro Sindusfarma.
Em encontro no Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), a gerente da GCPAF-Anvisa, Rosilane de Aquino, apresentou a minuta de formulário com informações complementares sobre importação, com o qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende agilizar o processo de análise e diminuir a quantidade de documentos que devem ser apresentados no dossiê de importação, por já constarem do banco eletrônico da Agência.
A gerente da Gerência de Controle Sanitário de Produtos e Empresas, Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegado também divulgou o link da pesquisa que está sendo realizada sobre o mapeamento da percepção dos despachantes e importadores sobre o desembaraço de bens e produtos anuídos pela Anvisa. O link estará disponível para contribuição do setor regulado até 31/10/2016.
A reunião foi promovida em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec ) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp-SP).
Os principais problemas apontados pelos usuários do sistema, motivos e seus encaminhamentos também foram discutidos no encontro, entre eles: falhas na geração de GRU; códigos de assunto para algumas situações e sua tramitação; falhas de tramitação; tempo de compensação bancária para GRU e prazo para o protocolo; e gerenciamento de risco.
Rosilane afirmou que a Anvisa está aberta a novas sugestões e pronta a dialogar com o setor regulado, para entender os problemas que estão ocorrendo e propor melhorias no sistema. Reforçou que o agente regulador e o setor regulado devem caminhar juntos.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.