A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmou um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de reduzir testes pré-clínicos ou de segurança feitos em animais. A proposta é a busca por métodos alternativos de experimentação no Brasil.
Segundo informações do Diário de Pernambuco, com as novas técnicas os animais não serão usados para determinar a segurança ou eficiência de um produto. Para colocar esta atitude em prática será criado o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam), o primeiro da América do Sul, que teve o acordo de cooperação assinado semana passada.
A partir de então, os testes envolvendo animais em laboratório só serão realizados em último caso e se não houver outra opção. Quando a substituição não for possível serão tomadas medidas para reduzir a dor e o sofrimento dos animais.
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.