
Integrar e articular as áreas técnicas da Anvisa nos assuntos relacionados à descentralização das ações de vigilância sanitária. Esse é o objetivo da criação do Comitê de Descentralização em Vigilância Sanitária, instituído no dia 9 de junho pela Portaria no 788, publicada no Boletim de Serviço no 30.
O Comitê terá caráter permanente e atuará como instância de integração entre as áreas da Anvisa para harmonizar e aprofundar o processo de descentralização em vigilância sanitária. ?A descentralização é diretriz fundamental para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e todas as áreas da Agência precisam estar envolvidas no processo?, afirmou Patrícia Ferraz, chefe do Núcleo de Descentralização da Anvisa.
Com pautas definidas previamente pela Diretoria Colegiada da Agência, o Comitê será supervisionado pelo diretor responsável pelo Núcleo de Descentralização. ?O objetivo desta aproximação é dar mais força às iniciativas do grupo e tornar mais ágil o cumprimento das metas estabelecidas?, explicou o diretor da Anvisa Jaime Oliveira, que irá coordenar o grupo.
Na última reunião da Diretoria Colegiada da Agência, duas pautas foram estabelecidas para início das atividades do Comitê: a descentralização de Autorização de Funcionamento de Empresas; e o procedimento para a realização de diligências nos Estados por autoridades da Anvisa.
Na primeira reunião do grupo, que deve ocorrer até o fim de junho, serão definidos o cronograma de ação e a periodicidade das reuniões do Comitê.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.