
História ACIC
Há 67 anos, empresários e comerciantes sentiram a necessidade de se reunir em torno de uma associação que atendesse os anseios do município. Nasce a ACIC Associação Empresarial de Criciúma, cuja fundação se deu no dia 18 de junho de 1944 no então Cine Rovaris.
A iniciativa, embora com poucos resultados nos primeiros anos, se transformaria mais tarde num instrumento forte para a integração e desenvolvimento da região.
A assembléia de fundação da associação foi presidida pelo então prefeito de Criciúma, Elias Angeloni.
Mais de cem representantes da área comercial, lideranças políticas e do serviço público estiveram presentes na assembléia.
Fizeram parte da Mesa Diretora dos Trabalhos da Assembléia Geral da Fundação da Associação Comercial de Criciúma Heriberto Hulse. Carlos O. Seara, Abílio Paulo, Francisco José Rodrigues de Oliveira, Antônio Roque Júnior, Ernesto Lacombe Filho e Lino de Bona Castelan.
O primeiro presidente da Associação foi Antônio Roque Júnior, que permaneceu no posto até 1951. Faziam parte da primeira diretoria da Entidade lideranças empresariais, que contribuiram fortemente para a sua instalação, incluindo-se a designação industrial no nome da Associação no final dessa gestão.
As atividades da Associação contavam no início apenas com envio de relatórios sobre a cidade, para Florianópolis e Porto Alegre, com o intuito de atrair para o município lojas maiores e até mesmo um banco.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis