O Instituto de Genômica de Pequim, o maior centro do mundo de seqüenciamento de DNA, encontrou a estirpe da bactéria E. Coli que tornou resistente aos principais classes de antibióticos, incluindo sulfonamidas, penicilina e estreptomicina. A E. coli que está se espalhando pela Europa é uma nova cepa de bactérias que é altamente infecciosa e tóxica. Isso ajudou a explicar por que os médicos na Europa tiveram dificuldades na luta contra bactéria, que já matou 18 pessoas e infectou cerca de 2.000. A E. coli ataca os rins e pode causar convulsões, derrames e coma.
A origem do surto é desconhecida, mas os cientistas dizem que é altamente provável ter-se originado em vegetais contaminados na Alemanha. O conselho não vai hesitar de banir todos os legumes de todos os países europeus, se necessário
Segundo o Ministério da Agricultura, que fiscaliza a importação de verduras e legumes, o Brasil não importa nenhum dos alimentos tidos no início como prováveis fontes da contaminação
Não há motivos para os brasileiros se preocuparem com o surto da bactéria E. coli que atinge a Alemanha e vários outros países da Europa, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência afirmou que não irá tomar nenhuma medida restritiva e que apenas continuará atenta à evolução dos casos na Europa.
A agência pediu aos brasileiros que vão para a Alemanha para evitar o consumo de vegetais crus, especialmente pepinos, alfaces e tomates, pelo menos até que a origem do surto seja confirmada.
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.