Pesquisa aponta falhas no controle do tipo 1, o mais grave da enfermidade.
O maior estudo sobre o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1, o mais perigoso) realizado no País revela que apenas 15% dos portadores da doença controlam a taxa de açúcar no sangue de forma correta.
Segundo reportagem do Zero Hora, o levantamento, realizado por médicos da Sociedade de Diabetes e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) acompanhou 3.591 pacientes em 28 cidades brasileiras por dois anos. Na Capital, foram entrevistados 490 pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Instituto da Criança com Diabetes.
Além da falta de acesso à insulina em postos de saúde, há a falta de aceitação da doença, que tem um forte impacto na vida de crianças e adolescentes ? explica o endocrinologista do HCPA, Luís Canani, que participou do estudo coordenado pela endocrinologista Marília de Brito Ramos.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados