Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os, produtos de higiene oral, produtos para cabelos e os sabonetes
No mês de setembro de 2021, a balança comercial da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) apresentou superávit no valor de US﹩ 8.0 milhões, revertendo, então, o saldo da balança comercial em relação ao mês de setembro de 2020, que foi deficitário em US﹩ 1.7 milhão.
As exportações do setor alcançaram o valor de US﹩ 65.3 milhões, o que representou, portanto, um aumento de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US﹩ 57.3 milhões).
Exportações de HPC
Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os, produtos de higiene oral (US﹩ 7.7 milhões), produtos para cabelos (US﹩ 17.0 milhões) e os sabonetes (US﹩ 12.3 milhões), com altas de, respectivamente, 73,2%, 41.2%, e 10,8% e em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Dessa maneira, já no acumulado de janeiro a setembro desse ano, o Setor de HPPC exportou US﹩ 517.2 milhões, registrando crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2020 (US﹩ 444.3 milhões).
No entanto, mesmo com o crescimento das exportações, a balança comercial para o setor segue deficitária em US﹩ 14.4 milhões
Revertendo, dessa maneira, o saldo superavitário registrado no mesmo período de 2020 (US﹩ 2.5 milhões).
Importações
No período de janeiro a setembro de 2021, o setor de HPPC teve, portanto, um aumento de 20,3% nas suas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US﹩ 531.6 milhões.
Fragrâncias foi o segmento de produtos que mais importou no período, registrando aumento de 85% em relação a 2020.
Só no mês de setembro as importações de fragrâncias totalizaram (US﹩ 12.2 milhões).
Quando comparados, todavia, apenas os meses de setembro de 2020 e 2021, o aumento foi de 53%.
Entre os produtos mais importados em setembro de 2021, depois do segmento de fragrâncias, estão:
Cremes para Pele, protetores e bronzeadores (US﹩ 8.8 milhões) e produtos de Higiene oral (US﹩ 6.8 milhões).
Os resultados apurados demonstram os impactos da desvalorização do real frente ao dólar.
No entanto, também, os esforços da indústria nacional de HPPC para manter-se, então, competitiva e atraente para os mercados internacionais.
Projeto Beautycare Brazil
Empresas do Beautycare Brazil registram crescimento das exportações de janeiro a setembro de 2021
As empresas participantes do Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de HPPC), criado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil), registraram US﹩151,91 milhões em exportações de janeiro a setembro de 2021, uma alta de 38% em relação ao mesmo período em 2020, que já acumulava um aumento de 18% no comparativo com 2019.
Asaber, o Projeto Setorial Beautycare Brazil reúne 102 empresas participantes que exportaram cerca de 161 produtos destinados a 120 países. Entre eles estão: produtos acabados; ingredientes; embalagens; serviços de pesquisa clínica e laboratorial e acessórios (cartelas de coloração, equipamentos para salões e spas, mobiliário para salões e spas, soluções para amostragem de produtos de beleza, terceirização de fabricação HPPC).
Fonte: Guia da Farmácia
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