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ATENDIMENTO
Mudanças no Modelo de Cálculo da Base de Cálculo da ST


 

Caro Cliente Trier do Estado do RS

 

O Estado do Rio Grande do Sul, a partir da publicação do Decreto nº 55.910/21 e da Instrução Normativa RE nº 60/21, determinou uma nova sistemática de cálculo do ICMS ST sobre medicamentos e perfumarias.

 

Desta forma, a partir de 01/09/2021, a base de cálculo do ICMS ST sobre os medicamentos, será baseada no PMPF (Preços Médios Ponderados a Consumidor Final), estes apurados pelo Estado do RS a partir dos preços médios praticados pelas farmácias nos últimos seis meses. A cada seis meses haverá uma revisão dos valores e divulgação de novos PMPF, podendo assim mudar completamente as análises e situações dos produtos.

 

Assim, ao invés de utilizar o cálculo atual, que é PMC (Preço Máximo ao Consumidor), e aplicar os redutores cabíveis para medicamentos genéricos, similares ou referência, a partir de 01/09/2021 o valor que constar no PMPF para cada item é que será a base de cálculo, não aplicando mais nenhum outro redutor.

 

O campo PMC continua existindo para os produtos que possuem PMC, o que mudou é que ele deixa de ser usado para base de cálculo do ICMS-ST para os produtos que constam na lista do SEFAZ de PMPF, o fisco passa a usar o PMPF para base de cálculo do ICMS-ST.

 

A partir da lista do PMPF disponibilizada pelo Fisco, o custo tributário com ICMS ST será alterado para a maioria dos medicamentos. 

Para fazer o download dos aquivos:

 

- Lista de PMPF Fixado em formato CSV, clique aqui ;
 

- Lista de PMPF Fixado em formato PDF, clique aqui ;

 

Fonte: Receita Estadual RS

 

Mudança na base de cálculo do ICMS ST no Trier Drogarias:

 

Temos ciência de que a referida Instrução Normativa causará impacto no valor do ICMS-ST na aquisição de mercadorias e diante disso, o gestor da farmácia deve atentar-se ao novo custo de aquisição para definir corretamente o preço de vendas de modo a manter uma rentabilidade mínima adequada às estratégias definidas pelo gestor.

 

Vamos começar respondendo algumas perguntas:

 

A Trier precisa fazer alguma alteração no sistema da minha loja?

Não. Como a alteração é no custo tributário, este custo é o que vem na nota fiscal do fornecedor, não havendo portanto, necessidade de alteração no sistema, mas sim no processo de precificação da loja.

 

Quem tem Cadastro Inteligente já está com todos os produtos ajustados para esta mudança? 

Sim. A mudança ocorrerá no custo do produto e não na venda, não haverá alteração na configuração tributária na venda do produto.

 

Como a Trier pode me ajudar nessa mudança?

A Trier pode lhe ajudar com relatórios e telas que irão mostrar a real situação de suas margens, deixando você mais seguro para uma tomada de decisão, seja na hora da venda ou no momento de configurar um desconto para esse item.

 

Fizemos 3 vídeos para que você tenha informação para tomada de decisão:

 

1 – Produto mais rentável na venda;

Usando a tela de vendas com a configuração conforme indicada no vídeo, o gestor pode ter a informação do produto mais rentável na venda, ajudando assim a minimizar qualquer prejuízo que possa ter com a mudança na base de cálculo.

 

 

2 – Relatório de composição de Margem de Lucro;

Analisando esse relatório com frequências, o gestor pode ver quais produtos estão sendo vendidos com uma margem baixa, tomando assim algumas ações, seja ela em adequar seus descontos, ajustando os preços de vendas dos produtos ou ainda procurando um melhor fornecedor para esse produto. 

 

 

3 – Confirmação de preços;

Usando a configuração de confirmar os preços na entrada, acreditamos que possa identificar na entrada possíveis alterações bruscas de preços, evitando assim possíveis prejuízos futuros.

 

 

 

O melhor remédio para se preparar para essas mudanças é o uso da gestão. Como mencionado acima, é vital analisar a rentabilidade dos produtos na hora da venda, conferir a margem de lucro dos produtos em estoque e confirmar os preços na entrada de mercadorias. Além disso, existem outros módulos no sistema que podem ajudar, como é o caso do módulo Compras Dose Certa, que aumenta a eficiência das compras, por exemplo. Como muitas farmácias possuem realidades diferentes, a Trier possui um time de Agentes Terceirizados devidamente capacitados para prestarem serviço de assessoria às lojas com interesse de desenvolvimento em gestão. Se você é uma dessas lojas, solicite a visita de um Agente Terceirizado.