CONHEÇA 10 ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS PARA FIDELIZAR OS CLIENTES DA SUA FARMÁCIA.
O processo de fidelização dos clientes de uma drogaria ou farmácia tem base nos mesmo princípios e estratégias de qualquer outro negócio do segmento varejista. Isso vale também para os benefícios da fidelização, que vão muito além de apenas aumentar as vendas, a valorização e a satisfação dos clientes, pois fortalecem o relacionamento e permitem novas possibilidades e ideias a um público já cativo e bem conhecido da sua marca.
Contar com clientes fidelizados é ter a garantia de vendas frequentes e constantes. Isso traz estabilidade aos seus projetos bem como aos negócios da sua drogaria. Além disso, cria um vínculo maior com sua clientela e conquista novos clientes, que impactados pela comunicação, começam a enxergar as vantagens de se tornarem clientes fiéis também. Por isso, este artigo aborda algumas estratégias que facilitam e atraem os clientes para a fidelização. Confira:
1 – Cashback
A ideia que se popularizou há alguns anos continua sendo uma excelente estratégia para impressionar e atrair clientes a comprarem e preferirem sua farmácia ou drogaria. Receber um “dinheiro de volta” em cada compra traz uma grande sensação de recompensa, retorno e viabilidade aos clientes. É totalmente eficiente para fidelizar e incentivar a compra seguinte.
2 – Programa de Pontos
Estratégia clássica exatamente porque funciona. Fazer compras que equivalem a pontos para serem acumulados e depois trocados por produtos, chega a ser até divertido. É quase como colecionar compras em forma de pontos. Você deve definir a pontuação num catálogo de pontos e fazer a troca parecer bem possível e acessível. Se for bem conduzida, a ação pode aumentar as vendas substancialmente e fidelizar muitos clientes.
3 – Ticket de Ofertas
A base para que essa estratégia dê certo na fidelização da clientela é conhecer muito sobre os diferentes públicos da sua farmácia. A ideia é que seus atendentes apresentem produtos com base no perfil e no hábito de compras do seu cliente a fim de que sejam surpreendidos com a iniciativa e levem itens adicionais a sua compra. A iniciativa faz o cliente se sentir importante e isso geralmente é retribuído com a fidelização.
4 – Clube de Descontos
Além de ser socialmente agradável, fazer parte de um clube satisfaz o senso de pertencimento. Psicologicamente falando, só aí já existem ganhos que agregam valor e status aos que são integrados ao clube. E quando esse clube traz vantagens e benefícios reais, como descontos exclusivos em produtos e mercadorias da sua farmácia, essa sensação de recompensa é muito mais forte e convida seus clientes a escolherem sua marca na hora da compra.
5 – Programa de Níveis
Essa estratégia não só fideliza os clientes como garante que eles continuem assíduos e engajados no propósito de se tornarem cada vez mais fiéis a sua marca. Além disso, ter uma hierarquia para escalar a fim de conseguir benefícios cada vez mais valiosos, exclusivos e “raros” cria uma forte sensação de mérito, orgulho e até realização pessoal com a fidelização.
6 – Parcerias e Convênios
Fazer com que as compras dos seus clientes fortaleçam o relacionamento com sua marca e sejam o “passaporte” para alguns benefícios fora do seu estabelecimento também é uma maneira inteligente de fidelização. Oferecer descontos ou convênios por meio das parcerias que sua farmácia tem com outras marcas e estabelecimentos é uma boa forma de fidelizar e mostrar a influência da sua farmácia ou drogaria na região em que atua.
7 – Programas de Comunidade
Por meio de uma estratégia bem elaborada, que não visa só o aumento das vendas, mas a total aderência à sua marca, seja por influência ou possibilidades oferecidas, é possível planejar uma comunidade entre clientes assíduos. Compartilhar experiências, absorver conteúdos, aprender, ter benefícios exclusivos e fazer amigos são alguns benefícios desse tipo de estratégia. Nesse contexto, as vendas e o valor agregado a sua marca são consequências naturais e espontâneas.
8 – Gatilhos Automatizados de Vendas
Usar a tecnologia a favor dos seus negócios hoje já não pode ser visto como um diferencial estratégico, pois a utilização dos recursos e avanços para comunicação se tornou fundamental. Por isso, quando o assunto é automatizar a comunicação da sua Drogaria para marcar presença no cotidiano e, assim, reforçar relacionamento com os clientes, é óbvio que vale a pena investir e se aprofundar. Não fazer uso dessas ferramentas é manter sua marca desatualizada.
9 – Hotsite Personalizado e Presença Digital
Ter um site exclusivo e personalizado do programa de fidelização da sua farmácia é como ter seu estabelecimento on-line. É ali que sua drogaria vai receber clientes interessados na fidelização. É pelo site que eles vão conhecer as vantagens e iniciarão a conversão. A presença de uma marca no universo digital é muito importante para a consolidação de seus projetos. Por isso, é preciso estar nas redes sociais e investir numa boa estratégia de marketing digital.
10 – Dashboard e Analytics
Um dos ingredientes essenciais para o funcionamento e aperfeiçoamento de uma estratégia é o bom acompanhamento e as análises dos resultados em tempo real. Isso vale para sua estratégia de fidelização. Só assim é possível entender o comportamento dos clientes frente aos benefícios e tudo que está funcionando ou não na execução da ideia. É das análises e observações que ajustes são feitos para que o projeto dê certo.
ESTRATÉGIA EXTRA – Equipe Preparada
Essa é uma regra de ouro para a estratégia de fidelização. Toda a equipe da sua farmácia deve ser treinada para conhecer como funciona o programa. É necessário engajar a equipe para que saibam orientar e atrair clientes para a iniciativa. Todos os profissionais devem estar prontos e bem alinhados com relação à fidelização de clientes, além de serem proativos nesse projeto.
Com tantas possiblidades para fidelizar seus clientes e fazer a estratégia dar certo, você já deve estar se preparando para implantar a iniciativa aí na sua drogaria. Não se esqueça que a Trier e suas soluções podem ajudar você nessa fase também. Para conhecer nossas ferramentas e recursos, acesse: triersistemas.com.br e agende um horário com nossos consultores. Vai ser um prazer auxiliar sua farmácia nesse seu novo projeto.