Balanço 2022 – 10 Métricas infalíveis para analisar o lucro da sua farmácia.

Nada como aproveitar as festas de fim de ano ao lado de amigos e familiares com muitas conquistas de um ano proveitoso para celebrar. No entanto, isso só é possível se todos os números da sua farmácia puderem ser mensurados. Afinal, é importante perceber a viabilidade dos seus negócios, quantificando os lucros e preparando as estratégias para 2023.

 O segredo é conhecer tudo que deve ser avaliado para se obter, com base em informações concretas e objetivas, qual o real desempenho da sua farmácia. Essas métricas de vendas são conhecidas como KPI, Key Performance Indicator, e oferecem consistência para a mais rápida tomada de decisão.

Tudo por meio de dados que garantem a assertividade e eficiência de cada escolha ou caminho estratégico a seguir. Confira as 10 principais métricas, que permitem a melhor verificação do crescimento das vendas e da lucratividade da sua farmácia, a seguir:

1. Clientes Ativos

Saber o número de clientes que sua farmácia atende em determinado período lhe dá a possibilidade de entender seus públicos e a influência das suas campanhas de marketing em cada perfil. Também é possível fazer testes com diferentes mídias para saber quais meios impactam mais seus diferentes grupos de clientes. A métrica é útil e uma das mais fáceis de conseguir. Basta trabalhar com um sistema de vendas e acompanhar de perto sua clientela. 

2. Ticket Médio

Pelo ticket médio, é possível saber qual o valor médio de compra de cada cliente em algum período específico. Para obter a informação, é preciso conhecer o valor total das vendas e dividi-lo pelo número de clientes. Para conhecer o valor num determinado período, é só calcular os dados do período. Se o valor for baixo, é hora de investir em promoções. Afinal, não vale a pena ter um fluxo alto de pessoas na farmácia se o valor de venda por cliente for baixo.

3. Taxa de Inadimplência

Ter muitos clientes que compram e não pagam, pode colocar em risco todos os resultados da sua drogaria. A explicação é simples: isso traz menos entrada de valores no fluxo de vendas. Em outras palavras, quer dizer que seu estoque diminui, mas o dinheiro não entra. Portanto, é essencial conhecer os inadimplentes e traçar estratégias de cobrança. Além disso, é necessário evitar formas de pagamento que favoreçam práticas inadimplentes. 

4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Saber sobre quanto sua farmácia investe para alcançar um novo cliente é fundamental. Para calcular o CAC, é preciso somar os custos de vendas e de marketing e dividir o resultado pela quantidade de novos clientes conquistados no período. Com base nisso, é possível perceber a eficiência e viabilidade das estratégias de marketing na sua farmácia. 

5. Margem de Contribuição por Produtos

Mensurar o lucro de cada produto também é uma métrica válida para analisar a lucratividade geral da sua farmácia. Produtos com a margem maior podem vender um pouco menos, já os itens com margem menor, precisam de uma boa saída para que sejam viáveis ao negócio. O exemplo mais conhecido no mercado farmacêutico é o dos medicamentos genéricos, que vendem mais, porque têm um menor preço, mas permitem bons lucros ao estabelecimento.  

6. Produtividade por Funcionário

É possível avaliar o desempenho de cada profissional, por meio de metas individuais. Essa produtividade interfere na viabilidade dos seus negócios. Afinal, você pode conhecer bem sua equipe a ponto de perceber qual funcionário vende melhor um produto ou quem trabalha melhor com as condições de pagamento. Pode-se verificar o colaborador com o mais alto ticket de vendas e qual é mais cativante ao atender. Tudo pra definir onde posicionar cada um nas diferentes estratégias.

7. Taxa de Conversão

Das pessoas que entram na sua farmácia, quantas realmente compram algum produto? A taxa de conversão em vendas responde essa pergunta, além de esclarecer detalhes importantes sobre a lucratividade da empresa. O cálculo depende de conhecer a média de pessoas que vão à farmácia em algum período e multiplicar o número pelas vendas de cada vendedor. Depois, é só dividir por 100. O resultado pode embasar boas decisões comerciais e administrativas.

8. Lucros e Margens

Numa gestão de qualidade nunca se deve “tirar os olhos” do lucro da sua farmácia. E lembre-se sempre de calcular e acompanhar tanto o lucro bruto quanto o lucro líquido. Além disso, é importante conhecer a margem bruta e a margem líquida dos seus negócios. Não se esqueça que, muitas vezes, uma farmácia tem bons lucros, mas também mantém grandes dívidas que comprometem o crescimento. Nesse caso, é recomendado cortar gastos para sobrar dinheiro.

9. Retorno sobre investimentos (ROI)

Todo investimento deve ter seu retorno bem mensurado antes e depois da execução. Isso é fundamental para a saúde da sua farmácia e de qualquer negócio. Para obter o valor de retorno de qualquer ação, basta calcular a diferença entre o valor total das receitas obtidas após a ação e o custo integral para que ela acontecesse. Pode ser aplicado num investimento de gestão, vendas, marketing ou qualquer outro setor. Nunca invista no que não dá retorno.  

10. Markup e Viabilidade

Por meio desta métrica, é possível saber qual deve ser o lucro da sua farmácia para que o negócio se sustente. Por isso, existem três tipos de markup usados para precificar as vendas dos produtos. O markup total, o markup de mercadorias e o markup variável. Todos calculam os custos: o primeiro de forma abrangente e os outros dois de maneira mais específica. Vale a pena aprofundar essas métricas a fim de estruturar estratégias, inclusive, de precificação. 

Tudo numa só solução.

Diante de todas essas métricas, sua dúvida deve ser quanto à maneira mais inteligente de capturar, acompanhar e organizar tantos dados. A resposta é o Trier Drogarias, um sistema totalmente desenvolvido para o segmento de farmácia, que captura todos os dados em tempo real. Dessa forma facilita análises e as comparações para uma tomada de decisões mais rápida, eficiente e assertiva.

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