O Futuro de uma atividade em constante evolução

Os novos rumos da economia brasileira trouxeram novos tipos de consumidores. Com isso, surgiram novos modelos de consumo, novos produtos e segmentos diferenciados. Contudo, a concorrência no setor farmacêutico aumentou significativamente e alguns aspectos de gerenciamento, antes menosprezados, tornaram-se uma vantagem competitiva.

Olhe para sua farmácia. Entre nela como se fosse um cliente, e faça as seguintes perguntas:

  • A iluminação é clara permitindo que pareça maior do que realmente é ou está escura?
  • As gôndolas centrais têm altura adequada e permitem uma boa exposição dos produtos?
  • É fácil para o cliente encontrar os produtos?
  • Há uma separação das categorias definindo os locais idéais para cada classe de produto?
  • Tem produtos expostos que não tem giro de vendas há mais de 120 dias e estão ocupando espaço de mercadorias vendáveis?
  • E a sinalização visual indica mesmo os produtos que estão arrumados abaixo delas?
  • Os checkouts são atraentes ou você ainda tem caixas tradicionais?
  • Possui antenas e alarmes de segurança que ajudam evitar furtos?

Lembre que o cliente geralmente vai comprar medicamentos e o faz não porque quer, mas porque é preciso curar-se.
Dessa forma, as decisões de layout em farmácias, antes não tão importantes, passaram a ter mais relevância no gerenciamento e no sucesso da loja. Os farmacistas perceberam que a apresentação interna da loja deve visar não só construir a imagem e conquistar as preferências dos clientes, mas também incentivar uma maior produtividade da área de vendas.

Marketing Trier

 

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