Dia das Crianças também é bom para vender na farmácia.
Outubro já está aí, com o Dia das Crianças, uma data especial pela alegria que transmite a todos. O que talvez você não imagina é que toda essa positividade pode ser muito lucrativa ao varejo e todo o setor farma. Um dos motivos é a versatilidade de uma comemoração que mescla as lembranças da infância para os adultos, com a expectativa e a “magia” dos presentes para a garotada. Acompanhe algumas dicas para sua farmácia aproveitar a data e vender mais:
1 – Conheça os perfis de quem compra e de quem consome.
No Dia das Crianças, sua farmácia precisa atender dois públicos bem diferentes: as crianças como consumidores e os pais como clientes. Se por um lado, é preciso trabalhar o apelo divertido, colorido e feliz, para conseguir atenção do público infantil, que vai consumir os produtos; por outro lado, é necessário dar boas razões para os pais, que vão comprar e pagar pelos itens. É fundamental conhecer os dois públicos e saber como se dirigir a cada um deles. Vale usar pesquisas, histórico de compras, sistemas como o Trier Drogarias, estudos e afins.
2 – Prepare o estoque e o mix de produtos.
Como sempre, o estoque merece uma atenção toda especial. É preciso focar nos produtos voltados para crianças, com base na procura dos anos anteriores e nas tendências deste ano. Lembre-se de investir em produtos que possam ter boa saída até mesmo depois da data. Além de doces e produtos que tenham um estilo lúdico, além de itens de higiene e saúde para bebês e crianças, com fraldas, mamadeiras, chupetas, lenços umedecidos e tantos outros.
3 – Aposte em produtos licenciados
Muitas marcas possuem licença para usar personagens de desenhos animados, HQs ou dos universos dos super-heróis, de filmes e séries em suas embalagens ou em seus próprios produtos. O apelo e a presença forte na mídia sempre funcionam na hora das vendas. O importante é detectar o que está em alta e buscar preços de acordo com a realidade do público da sua drogaria. É uma estratégia que requer certo conhecimento e percepção, mas pode trazer resultados surpreendentes. Vale a pena se aprofundar no assunto.
4 – Monte kits com produtos infantis.
Ainda falando dos produtos e de aproveitar o estoque, o Dia das Crianças também abre oportunidade para montagem de kits. Basta juntar produtos que atraiam a atenção das crianças com aqueles de saída um pouco menor. Os temas dos kits também devem ser interessantes para o público infantil, como Kit Aventura, Kit Dinossauros e outros. Apenas, lembre-se que todos os itens do kit precisam também estar disponíveis separadamente para venda, a fim de o kit não configurar venda casada.
5 – Invista na decoração da sua farmácia.
O Dia das Crianças é uma data colorida, com elementos visuais alegres, fontes descontraídas, personagens, desenhos e muito mais. Por isso, ao preparar a sua farmácia para receber os baixinhos acompanhados de seus pais, é importante levar esse universo mágico e divertido também para a decoração do Ponto de Venda. Se for possível criar, um “espaço kids instagramável”, com brinquedos e material para desenhar, pode ser bem interessante. Faça a criançada ter uma experiência memorável e pedir para os pais voltarem a sua drogaria.
6 – Faça a seção infantil “encher os olhos” do público.
E já que o assunto é PDV, além da decoração e dos destaques promocionais, a seção de produtos infantis precisa brilhar. Todo mundo que entrar na farmácia precisa, ao menos, ter curiosidade para dar aquela “passadinha” na gôndola dos pequenos. Use cores, adesivos, luzes, sons, com bom senso. Não misture todos os elementos. Faça algo estético e atraente tanto para adultos quanto para crianças. O importante é dar um destaque positivo.
7 – Mantenha as gôndolas organizadas.
Para que a experiência de compra dos pais também seja positiva, é necessário que eles consigam encontrar facilmente tudo que procuram. Para isso, a organização das gôndolas é essencial. Além de separar os itens de acordo com sua categoria, é possível dividir por faixas de idade. Uma distinção bem comum, mas que funciona, é o de separar os produtos da linha baby e da linha kids. Como você já deve imaginar, a linha baby traz produtos para bebês de até três anos, como fraldas e shampoos. Já a linha kids se volta para crianças maiores de três anos.
8 – Transmita também a sensação de carinho, segurança e cuidado.
Quando colocamos a criança no centro das vendas, não podemos esquecer da grande responsabilidade que temos ao nos dirigirmos para esse público especial. É preciso transmitir respeito, carinho e cuidado com os pequenos. Passar segurança com indicações sobre os produtos é tão importante quanto proporcionar diversão e alegria. É possível trabalhar uma linguagem lúdica e didática, sem agressividade comercial ou termos abusivos. Não se esqueça de que essa comunicação serve de base para atrair os afastar o interesse dos pais.
9 – Distribua brindes divertidos.
Se tem um público que adora brindes, é o infantil. Isso porque, com uma boa imaginação, qualquer bloquinho de notas, copinho colorido ou lápis de cor, vira um grande presente. Imagina se sua farmácia conseguir parceria com fornecedores para distribuir bolas, carrinhos, bonecas e outros brinquedos em compras acima do valor do ticket médio… Outra ideia interessante seria produzir por meio de parcerias, um almanaque infantil com atividades educativas diversas. Com certeza, seria um encanto para filhos e seus pais.
10 – Realize um verdadeiro evento com ações e atrações.
Em meio às parcerias com fornecedores, é possível também fechar uma parceria com alguma rádio local para realização de uma “blitz” temática de Dia das Crianças. Além de contar com a promoção da própria rádio, o evento pode ser complementado com brinquedos de festa e o espaço kids. É possível organizar concursos de desenho, pintura, distribuir brinquedos e doces, além de viabilizar a presença de palhaços e mascotes divertidos. Eventos assim são ótimos para gerar conteúdo e engajamento nas redes sociais da sua farmácia. A interação é garantida!
11 – Comunicação lúdica e criativa.
Com toda sua farmácia preparada, programação já pensada, é hora de investir em comunicação. É preciso uma abordagem atraente às crianças, para levar pais e filhos até seu estabelecimento. Uma agência de publicidade pode criar o mote de campanha, tanto para as mídias convencionais quanto para os meios digitais. Faça o Dia das Crianças da sua farmácia aparecer. Desperte emoções, fortaleça relacionamentos, venda mais e faça desta data uma grande oportunidade.
Com todas essas dicas, sua drogaria tem tudo para se divertir no fantástico mundo dos resultados. Para fazer as análises, métricas, gerir o estoque, o caixa e obter informações sobre os públicos e as vendas num planejamento preciso, você pode contar com o Trier Drogarias e seus módulos, suas integrações e ferramentas complementares. Visite o triersistemas.com.br e descubra todas as possibilidades de uma solução completa e inteligente. Para tirar dúvidas e solicitar a implementação do software, é só entrar em contato com nossos consultores.