Mais do que vender: garanta boas experiências aos clientes da sua farmácia.

Muitas vezes, a preocupação só com as vendas de uma farmácia é exatamente o ponto que atrapalha e até impede o crescimento desse e de outros resultados do negócio. É óbvio que as vendas devem ser sempre almejadas e conquistadas, mas não podem se tornar o centro de tudo. É preciso encantar o cliente e engajá-lo durante a jornada de compra, por meio de experiências que cativem e fidelizem, mesmo que sejam de modo mais indireto.

Ainda mais, numa realidade em que as compras podem ser feitas on-line, e a presença do cliente, na loja, deve servir exatamente para proporcionar experiências mais intensas, marcantes e agradáveis. Essas ações já são percebidas como fundamentais, tanto pelos clientes quanto pelos varejistas.

Essas ações já são percebidas como fundamentais, tanto pelos clientes quanto pelos varejistas.

Muitas vezes, a preocupação só com as vendas de uma farmácia é exatamente o ponto que atrapalha e até impede o crescimento desse e de outros resultados do negócio. É óbvio que as vendas devem ser sempre almejadas e conquistadas, mas não podem se tornar o centro de tudo. É preciso encantar o cliente e engajá-lo durante a jornada de compra, por meio de experiências que cativem e fidelizem, mesmo que sejam de modo mais indireto.

Ainda mais, numa realidade em que as compras podem ser feitas on-line, e a presença do cliente, na loja, deve servir exatamente para proporcionar experiências mais intensas, marcantes e agradáveis. Essas ações já são percebidas como fundamentais, tanto pelos clientes quanto pelos varejistas. Por isso, este artigo aborda o tema, com dados de pesquisas e algumas ideias de como proporcionar essas experiências tão esperadas pelos clientes.

O QUE DIZEM OS CLIENTES, AS EMPRESAS E OS NÚMEROS.

As pesquisas revelam que os clientes estão cientes de que a experiência é importante para a escolha de onde comprar. Segundo o site Guia da Farmácia: “um guia da Infobip, plataforma de comunicação em nuvem […] mostra que cerca de 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida pelos varejistas é tão importante quanto o produto que estão comprando”. Ou seja, as interações ajudam a elevar as vendas e diminuir a rotatividade no setor.

Além disso, outro artigo do site Guia da Farmácia informa que parte do estudo CX Trends Latam 2022, um relatório de tendências em experiência do cliente na América Latina, feito pela Zendesk, revela que: “Cerca de 61% dos consumidores em todo o mundo dizem que esperam padrões mais elevados de atendimento ao cliente […]” e “60% procura a concorrência após uma única experiência ruim”. 

A partir desses dados, as conclusões da pesquisa foram, que: “Oferecer um atendimento excepcional ao cliente pode fazer a diferença, no entanto, os varejistas devem ser rápidos para não cair em armadilhas comuns que podem atrapalhar seus planos de crescimento”.

Esses estudos ainda revelam: “88% das empresas […] concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Apesar disso, 43% dos consumidores sentem, então, que o atendimento é algo secundário para as empresas, indicando uma lacuna entre a expectativa do consumidor e as ações das marcas”.

Para completar: “90% dos clientes estão dispostos a gastar mais em experiências personalizadas”. Mas só “34% dos agentes de varejistas se sentem eficazes na hora de encontrar as informações necessárias para atender a essas expectativas”. Portanto, a demanda é alta, mas é necessário que as farmácias invistam em soluções como o Trier Drogarias e seus módulos, bem como, em centralizar a omnicanalidade e outras ações, para satisfazer os clientes.

MAS COMO PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS POSITIVAS AOS CLIENTES?

Depois de ver os números acima, sua dúvida deve ser a mesma do subtítulo. Então, sem mais delongas, confira algumas ideias que certamente vão conduzir seus clientes ao encantamento para preferir sua marca e comprar cada vez mais na sua drogaria.

Monte um bom planejamento estratégico

Prever quais experiências a sua farmácia vai proporcionar e de que forma pretende encantar cada cliente é fundamental. Por isso, tudo deve constar num planejamento completo, que considere até as ações em datas especiais.

Saiba tudo sobre o mercado farmacêutico

Para poder oferecer sempre o melhor é preciso estar por dentro das inovações e novidades. Não hesite em pesquisar e conhecer as tendências do segmento farma. Busque viabilidade, criatividade e integração para marcar seus clientes.

Tenha atenção, cuidado e priorize o cliente

Tenha como princípio da sua drogaria colocar o cliente sempre no centro de tudo. Receba-o bem e faça com que se sinta bem atendido e feliz durante a visita à sua farmácia. Cuide bem dele, independentemente, do quanto ele comprar.

Selecione as melhores parcerias

Com parceiros comerciais, que também tenham o objetivo de surpreender os clientes, sua farmácia vai oferecer produtos, serviços e integrações, como as da Trier, além de conseguir as melhores ofertas, promoções, brindes e muito mais, para eles.

Invista na beleza do seu estabelecimento

Comece pela aparência, limpeza, organização e demais cuidados com o ambiente físico da sua drogaria, para encantar clientes. Um belo visual, com ótimo aroma e produtos ao alcance dos olhos e das mãos fazem a compra ser especial.

Disponibilize o melhor mix de produtos

Vá além de munir o estoque com as mais diferentes categorias de produtos. Ofereça também uma enorme variedade de itens e marcas dentro de cada segmento. Pense nos diferentes perfis de clientes e satisfaça todos eles com a variedade.

Aposte alto nas promoções

Se funcionam para atrair público, também são excelentes para cativar, fidelizar e surpreender clientes. A sensação permanente de que é possível ganhar algo ou ser recompensado em tal farmácia, despertam a curiosidade para conferir e comprar nela.  

Ofereça vantagens, benefícios e um bom programa de fidelização

Fazer o cliente sentir que faz parte de um grupo seleto é a receita infalível para que ele se sinta especial e bem tratado. Dar benefícios por ele ser cliente VIP ou fiel pode trazer retornos incríveis a sua farmácia.

Proporcione um atendimento personalizado

Oferecer atendimento prestativo, humanizado, ágil e voltado para as necessidades e gostos de cada cliente é um grande diferencial. O Trier Drogarias pode ajudar sua farmácia, por meio de dados e análises de compras e perfis. 

Preste serviços farmacêuticos

Além de configurar um grande diferencial, após 1º de agosto deste ano, as opções de serviços de Exames de Análises Clínicas que podem ser oferecidos em farmácias passam de 47. Este serviço como o de vacinação, nebulização e toda a atenção que seu farmacêutico pode dar aos clientes conferem mais autoridade e confiança a sua drogaria.

Garanta o conhecimento

On-line, sua farmácia pode usar redes sociais e blog com artigos para conscientizar e informar clientes. No ambiente físico, pode distribuir materiais, realizar palestras com profissionais da saúde e ensinar, por meio de explicações do farmacêutico.

Promova experiências móveis

A mobilidade facilita, agiliza e surpreende os clientes durante sua jornada de compra. Além das mensagens de promoções que sua farmácia pode enviar aos clientes no momento da escolha dos produtos, soluções como a Cesta de Compras Trier permitem que seu atendente acompanhe a compra e faça a venda de forma personalizada.  

Diminua etapas do processo de compra

Valorize o tempo do seu cliente. Encurte a jornada de compra por meio de facilidades e a simplificação do processo de checkout. Agilize tudo e sinalize seções e categorias, além de usar a jornada com eficiência ao destacar promoções.

Diversifique as formas de pagamento 

Quanto mais meios para pagar seu cliente tiver, maiores as chances de que essa parte da experiência de compra seja altamente ágil e positiva. Receba em espécie, com cartão de crédito ou débito, via PIX, por transferências, com leitor de códigos de barra, QR Code ou com o celular, por NFC. Seu cliente vai amar ter opções.   

Utilize tecnologias de segurança no processo de pagamento

Ao aceitar mais formas de pagamento, é necessário garantir a segurança de todo o processo para evitar imprevistos, golpes, erros, falhas e outros problemas, que atrasam a rotina do cliente, além de causar constrangimento. Para isso, invista em tecnologias, sistemas e treinamentos de boas práticas.

Mantenha diversos canais de venda

Sua farmácia pode ir além das vendas no ambiente físico. Marque presença online, com vendas por e-commerce, aplicativos, plataformas de venda ou redes sociais. Em todos esses canais é possível criar boas experiências aos clientes.

Pense em estratégias de marketing verde

Segundo o blog da MyPharma: “Uma pesquisa da agência Union + Webmaster revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas que sejam sustentáveis”. Ao notar que sua farmácia tem atitudes ecológicas e sustentáveis, o cliente que tem essa preferência, compra com mais tranquilidade e entusiasmo.

Acompanhe e analise a experiência do seu cliente 

De tempos em tempos, é bom mensurar os resultados e a satisfação dos seus clientes quanto às experiências de compra na sua farmácia. Faça questionário de avaliação, peça sugestões, abra canais de contato e monitore o desempenho das suas estratégias para sempre fazer melhor.

Agora que você já viu algumas dicas que podem colaborar para as mais positivas experiências de compra de sua farmácia, é hora de arregaçar as mangas e colocar muitas dessas ideias em prática. A Trier pode ajudar você também nessa fase, por meio de suas soluções de análise, gestão e inovação. Acesse triersistemas.com.br e entre em contato com nossos consultores.