Relembre mais de 20 técnicas de vendas para usar na sua farmácia.

Seja em qual for o estabelecimento comercial, as vendas são o centro de tudo. Embora isso pareça óbvio, muitas vezes, a empresa fica tão voltada a certas situações ou desafios que acaba se acomodando, sem dar o devido aprofundamento às técnicas de vendas. Além de serem o maior propósito de qualquer comércio, é das vendas que vêm os resultados, como o lucro e faturamento. Da mesma forma, é pelas vendas que se alcança metas, objetivos e mais clientes.

Por mais que o segmento farma se volte para saúde e cuidados, cada farmácia ou drogaria é também uma loja varejista, que precisa se preocupar em vender.

Claro que por muitos dos seus produtos serem medicamentos e por boa parte desses remédios necessitarem de receita médica, há normas específicas a serem seguidas no intuito de que não se estimule o consumo dessas substâncias.

Porém, há outros itens que podem ter um apelo comercial irrestrito, como os pertencentes às linhas de perfumaria, cosméticos, higiene pessoal e beleza, doces, produtos naturais entre tantos outros que podem ser comercializados em farmácias. Por isso, esse artigo aborda algumas dicas de técnicas de vendas ou de como preparar a gestão e a estrutura da sua drogaria para uma boa execução dessas técnicas. Confira, coloque em prática e venda mais.

1 – Planeje para ter metas bem definidas

Planejamento não é uma técnica de venda, mas é crucial para saber onde se quer chegar. Na verdade, se for bem trabalhado, o planejamento pode ir muito além das vendas e definir a organização estratégica e projeção de resultados. É essencial para estipular as metas, os objetivos e como converter ideias em vendas. 

2 – Conheça muito bem os seus clientes

Talvez essa seja a melhor técnica de vendas. Traçar o perfil dos clientes, conhecer seu comportamento de consumo, prestar atenção nas suas emoções, reconhecer sua fase de vida são informações que permitem oferecer os produtos certos para ele. Além disso, conhecer bem o cliente permite acertar na comunicação, associar produtos para uma venda casada assertiva e muito mais. Isso sem falar dos recursos e sistemas tecnológicos que podem ajudar no armazenamento de dados para facilitar o relacionamento.

3 – Receba seus clientes já na porta da loja

Esta é uma das técnicas de vendas utilizadas pelas lojas da Apple. Funciona muito, porque receber os clientes já na entrada da loja, é uma forma eficiente de gerar encantamento desde o início da experiência de compra. É claro que é necessário treinar os vendedores para sempre serem solícitos e naturais, mas nunca intrusivos.

4 – Seja amigável e prestativo

Muitas vezes, a ansiedade de bater metas pode comprometer a naturalidade do atendimento e coloca os clientes na defensiva. Substitua sua necessidade de venda pelo interesse real na necessidade do cliente. O vendedor deve ser amigável desde a primeira abordagem. A intenção deve auxiliar o cliente, com boas indicações e sugestões de custo–benefício, informações e produtos complementares. Mostre-se disponível, mas deixe o cliente à vontade. Percebe as expressões e seja confiável ao invés de insistente.

5 – Organize a área de checkout

Para muitos estabelecimentos, esta é uma dica de ouro, mas para farmácias e drogarias, ela é ainda mais útil e essencial. Isso porque, com certeza, sua farmácia tem vários itens que podem interessar aos clientes, enquanto eles esperam o momento de pagar. Descubra quais são esses produtos e organize-os na área do balcão.  

6 – Automatize processos da equipe de atendimento e vendas

Para que seus colaboradores possam se dedicar aos clientes com toda a atenção e disponibilidade, é interessante usar da tecnologia e soluções como as da Trier para automatizar processos, evitando a sobrecarga dos vendedores e atendentes em tarefas que tomem tempo e impeçam um atendimento dedicado.

7 – Selecione os produtos certos e controle seu estoque

Além de ter uma boa variedade de produtos no estoque da sua farmácia, é importante saber, com certa precisão, de qual item seu público mais procura. Pode não parecer uma técnica de vendas, mas se o seu estoque não estiver munido com os produtos mais buscados, ou se investir num produto que fique “encalhado”, você pode perder vendas e talvez até clientes. Essa gestão total e exata do estoque, só vai ser possível se você contar com a ajuda de uma ferramenta pra essa finalidade.

8 – Conheça todos os produtos

Das técnicas ou dicas para vender bem, esta é a mais básica, porém, a mais fundamental. Conhecer bem os atributos, vantagens e desvantagens, pontos fortes e fracos, características e diferenciais dos produtos da sua farmácia é indispensável para arrasar nas vendas. Ao conhecer bem todos os itens da sua drogaria, é mais fácil ofertá-los no dia a dia, conforme a necessidade dos seus clientes.

9 – Use a boa comunicação para divulgar sua farmácia

Esta é uma técnica de vendas um tanto indireta, já que não foca só na divulgação do produto, mas sim, do estabelecimento. É óbvio que é possível comunicar as duas coisas ao mesmo tempo, pois enquanto se divulga os produtos, ofertas e promoções, automaticamente, se comunica que essas oportunidades estão disponíveis na sua loja. Afinal, vale tudo para atrair possíveis clientes para sua farmácia.

10 – Treine a sua equipe

Capacitar os profissionais da sua farmácia, é mais que uma técnica de vendas: é o método mais confiável de transmitir essas técnicas à sua equipe. Além disso, é interessante dizer que os treinamentos devem ser constantes e frequentes para que as técnicas sejam sempre bem atualizadas e aproveitem os recursos e novidades disponíveis.

11 – Invista em seu Ponto de Venda (PDV)

Quando o cliente chega a sua farmácia, é importante que perceba com facilidade quais os produtos que oferecem oportunidades no preço ou em condições de pagamento etc. Além de investir em decorações e materiais de PDV, como cartazes, displays, mobiles, adesivos, faixas de gôndolas, stoppers, entre outros, é importante saber expor os produtos nas gôndolas, estrategicamente, com técnicas específicas.

12 – Mantenha canais de comunicação on-line

Hoje em dia, é importante estar presente no universo digital para ocupar um espaço na lembrança dos seus clientes, além de transmitir credibilidade. Então, atualize as informações de contato da sua farmácia na internet. Faça com que ela esteja presente e ativa nas redes sociais, mantenha o blog também atualizado e não se esqueça de que o site deve estar sempre funcionando bem.

13 – Invista em marketing digital

Além de estar presente no mundo digital, é altamente recomendado anunciar nas plataformas mais abrangentes, como as da Google e Meta. Da mesma forma, é muito valioso,para sua marca e para suas vendas, postar, seja de maneira  orgânica ou impulsionada, nas maiores redes sociais. Pode ter certeza de que, atualmente, a maior parte do seu público já está conectado e por dentro de tudo que rola nas redes.

14 – Invista em serviços clínicos

Muitos produtos da sua farmácia podem estar disponíveis também em supermercados e lojas, mas a possibilidade de ter atenção, orientação, acompanhamento, conselhos e conscientização por parte de um farmacêutico é exclusiva de drogarias e farmácias. Então aposte nesse diferencial, crie datas e motivos para oferecer um atendimento farmacêutico único e veja sua clientela, bem como, suas vendas aumentarem. 

15 – Faça bom uso de gatilhos mentais

Esta é uma das técnicas de persuasão mais poderosas. Você pode vender muito ao causar sensação de escassez de certo produto no público. Pode fazer o cliente sentir urgência em comprar certo item ou despertar interesse ao lançar uma novidade. Pode transmitir confiança e utilizar o apelo que uma boa prova social pode causar. Usar gatilhos na comunicação é exercer forças diretas e muito influentes na mente das pessoas. 

16 – Fidelize seus clientes

Uma das melhores formas de vender mais é vender sempre. Por isso, fidelizar clientes é um jeito eficiente de garantir boas vendas para sua farmácia. Assim, não hesite em executar ações e estratégias que transformem simples clientes em clientes fiéis a sua farmácia. Dê bons motivos pra ele sempre visitar sua drogaria e comprar de você.

17 – Ofereça serviços de entrega e outras facilidades

Muitas compras podem ser decididas pelo simples fato de que o serviço de entrega da sua farmácia é mais rápido, barato ou até mesmo, de graça. Dessa forma, outros serviços que facilitam a experiência de compra também podem se transformar em fatores decisivos para que sua farmácia venda e fature sempre mais.

18 – Tenha bom relacionamento com fornecedores

Uma boa parceria comercial pode trazer benefícios para que sua farmácia repasse aos clientes. Você pode conseguir preços exclusivos, condições especiais, distribuição de brindes, campanhas de cooperação e muitas outras ações que uma relação mais próxima com seus fornecedores pode trazer.

19 – Promova a venda cruzada

Sua drogaria pode agrupar produtos em kits temáticos comemorativos ou especiais, além de mapear os interesses dos clientes para que o balconista ou atendente ofereça produtos complementares na “boca do caixa”. A venda cruzada é sempre uma boa técnica para vender mais, porém deve ser gerida com cuidado para não promover o uso de medicamentos, nem chatear os clientes pela insistência sem moderação.

20 – Não se esqueça da eficiência do marketing local

Como hoje o marketing digital tem muita relevância, é comum que os empresários tentem substituir a verba de marketing local para o digital. No entanto, isso seria um grande erro estratégico. O marketing local continua relevante e muito capaz de atrair os clientes mais importantes para sua farmácia: os da sua região. Esses clientes podem ser fidelizados e facilmente impactados com ações locais eficientes.    

21 – Crie ações promocionais

Essa é uma das técnicas infalíveis para aumentar as vendas em um determinado período. Promoções dos mais diferentes tipos são, para os clientes, vantagens e possibilidades de ganhar prêmios, brindes ou descontos. Quando atreladas ao valor do ticket médio, elas são verdadeiros estimulantes que colocam as vendas lá em cima.

DICA EXTRA

Ouça críticas e elogios – Crie, mantenha e acompanhe diversos canais onde os seus clientes possam reclamar, criticar, sugerir e elogiar sobre todos os aspectos da sua farmácia. Sempre que possível, faça os ajustes conforme as propostas recebidas dos clientes. Isso vai fazer com que eles se sintam importantes e respeitados, fato que também pode resultar em mais vendas.

Com tantas técnicas de vendas e dicas estratégicas para vender mais, você já deve estar selecionando algumas ideias para aplicar em sua drogaria. Lembre-se que a maioria dessas oportunidades podem ser gerenciadas, com precisão, por meio das soluções que só a Trier oferece. Uma boa opção, é acessar triersistemas.com.br e conhecer as ferramentas que podem auxiliar você e sua farmácia nas suas estratégias de vendas. Se precisar de qualquer informação, fale com um dos nossos consultores. Nossa equipe está pronta para ajudar você.

Ref.: Hilab, MyPharma, Acripel