Prepare Sua Farmácia e Venda Mais no Dia dos Pais.
Todo mundo já sabe que, para o comércio, de um modo geral, cada data comemorativa é uma oportunidade de vender mais para um determinado público. Porém, o mais interessante é observar que certos setores comerciais podem combinar mais com certas datas comemorativas específicas. Nesse contexto, o segmento farma também é mais favorecido, em vendas e oportunidades, do que outros setores, em alguns períodos do ano.
As semanas que antecedem o Dia dos Pais, sem dúvida, formam um desses períodos que podem trazer muitos resultados a sua drogaria.
Isso acontece porque certas linhas de produtos, que mais agradam os filhos na hora de presentear, são itens que comumente se encontram em farmácias. Dessa forma, este artigo vai ajudar você a preparar sua drogaria para vender ainda mais nessa época do ano. Confira e se prepare para novos recordes de vendas.
A importância do Dia dos Pais para as farmácias.
É possível dizer que depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais é a data mais importante para o varejo e o setor de farmácias. E se alguém ainda desconfia da importância dessa data, basta observar os números previstos para o Dia dos Pais do ano passado. Segundo o site da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), num artigo de 29 de julho de 2022:
“O Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela CNDL (…) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto”.
Você pode pensar que, por se tratar do comércio de modo mais genérico, isso pode influenciar pouco nas vendas das drogarias. Entretanto, o mesmo artigo do site da CNDL, aponta: “Assim como em 2021, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%) (…)”. Ou seja, os produtos vendidos nas farmácias estão em segundo lugar na preferência do público.
Pense como um pai, ao planejar o estoque.
Deixar sua farmácia preparada para uma data tão importante como o Dia dos Pais vai além de fazer uma pequena promoção no tablóide de ofertas, por exemplo. É preciso munir o estoque com todos os produtos que os papais usam frequentemente e, de preferência, pensar nos pais dos mais diferentes perfis.
Filhos de pais que se preocupam com a saúde podem buscar produtos naturais para compor uma cesta. Filhos de pais esportistas vão preferir itens de times ou suplementos, já os filhos daqueles pais vaidosos devem procurar presentes voltados à beleza, aos cuidados e à higiene masculina. Assim como filhos de pais aventureiros podem buscar itens de proteção, como kits com protetor solar, repelente, necessaire, protetor labial… E seu estoque deve atender a todos.
Se você pensar estrategicamente, vai perceber que a maioria desses produtos têm tudo a ver com o Dia dos Pais, mas também podem ser vendidos em outras ocasiões. Isso é muito importante, porque garante que seu estoque não fique “encalhando” produtos depois da data.
Aquele PDV que o papai gosta de ver.
Se o estoque e o mix de produtos merecem ser bem pensados, o Ponto de Venda não deve ter menos relevância. Aliás, ele deve lembrar o cliente que o Dia dos Pais se aproxima. Mais do que isso, o PDV deve evidenciar a importância da data sem perder de vista as melhores estratégias de marketing e comunicação. Além da decoração, é bom aproveitar as pontas de gôndola, ilhas, áreas de checkout e a disposição dos produtos para atrair e vender mais.
Pense em detalhes, como aproximar itens de interesse dos pais daqueles produtos que interessem também aos filhos. Atraídos para as gôndolas que sugerem presentes para os pais, eles podem encontrar produtos que eles mesmos gostam e precisam.
Aproximar itens que se complementam também é interessante. Por exemplo, se na gôndola, tem aparelhos de barbear, é inteligente deixar as lâminas na mesma região de exposição. Isso sem falar dos materiais de PDV, que podem saltar aos olhos e chamar a atenção para determinados itens. O ideal é pensar em tudo.
Promoções com a cara do paizinho.
As ações promocionais são sempre bem-vindas como estratégias para aumentar as vendas e os resultados, principalmente, em datas comemorativas comerciais. As possibilidades para o Dia dos Pais são muitas. Você pode planejar grandes sorteios ou sorteios menores ligados ao valor do ticket médio, promoções-relâmpago na loja (estoura-balão, roleta, sorteio de senha, bingo), promoção no estilo compre 1, leve 2; distribuição de brindes; leve mais por menos e outras.
Pode pensar em premiações com brindes personalizados, sorteios de cartão-presente, vales-compra, cartões de streaming, caixa de ferramentas, kit churrasco, bicicletas, motos e até um automóvel. Também são viáveis as promoções e concursos nas redes sociais. Vale lembrar que as promoções e concursos devem sempre estar devidamente registradas nos órgãos competentes e com regulamento bem definido e divulgado.
Ações que são “coisa de pai”.
Apesar de a data, no Brasil, ser meramente uma invenção de cunho comercial, o Dia dos Pais tem um apelo emotivo muito forte. Por isso, é muito viável pensar em ações que “aqueçam o coração” do público, engaje e crie um vínculo entre a comunidade e seu estabelecimento.
Dessa forma, sua farmácia pode promover arrecadações a famílias carentes, reencontros entre pais e filhos que moram distantes uns do outros e até alguma surpresa para quem fizer compra junto do papai. Também pode elaborar ações internas, para os colaboradores que são pais.
Como a data “cai” bem no meio do inverno é possível associar com alguma campanha do agasalho e até com prevenções para a saúde do homem. É interessante atrair público para palestras, distribuição de produtos ou materiais para conscientização e cuidados.
Campanha publicitária de Dia dos Pais.
Com todas essas ideias e preparações em mente, seria muito viável alinhar tudo numa campanha que integre mídias convencionais e mídias digitais. Contar com uma agência de publicidade para a criação do mote e da unidade visual das peças, dos materiais de PDV e das ações seria imprescindível.
Como são os filhos que presenteiam seus pais, nessa data, a comunicação pode ir além do promocional para aproveitar o apelo emocional, que, se bem construído, funciona muito para vender. Afinal, toda decisão de compra passa pela razão, mas é sempre encorajada pela emoção. Por isso, utilizar uma linguagem mais afetuosa e emotiva, pode ser uma boa escolha.
Mais do que kits: presentes para o “papi”.
Uma ideia muito sugerida é a de montar kits para os pais, com os produtos que eles mais usam, precisam ou gostam. De fato, é uma boa ideia vender mais de um produto, porém, de forma temática e bem elaborada. No entanto, é possível potencializar essa ideia, ao transformar os kits em verdadeiros presentes-rápidos, com embrulho e tudo, para quem esquece a data ou deixa a compra para comprar na última hora. É uma oportunidade que funciona.
DICA EXTRA – Conselho de pai: use a criatividade.
Uma data com apelo tão familiar não pode passar em branco na sua farmácia. Portanto, dedique-se a surpreender seus clientes e conquistar novos públicos. Evolua as sugestões desse artigo e adapte cada ideia para a realidade da sua farmácia. Quem não é pai, é filho, e sabe qual o sentimento por trás dessa data. Pense criativamente e veja as vendas se multiplicarem. Tenha boas iniciativas e fortaleça sua marca e o relacionamento com seus públicos. Aproveite a data!
Como você pôde perceber, as alternativas são muitas para que sua drogaria esteja preparada para um Dia dos Pais marcante e lucrativo. E para completar todo esse planejamento que passa pela formação do estoque, PDV, frente de caixa e comunicação, você sabe que pode contar com as soluções da Trier Sistemas.
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