POR QUE SUA FARMÁCIA DEVE APOSTAR NA VENDA DE PRODUTOS NATURAIS?
Para complementar a receita da sua farmácia ou drogaria, é possível aproveitar a versatilidade do segmento, por meio de um estoque variado e bem completo. Certamente, seu mix de produtos não precisa se restringir apenas às diferentes linhas e marcas de medicamentos ou itens de beleza e higiene. A ideia é simples, mas não menos estratégica: quanto mais alternativas sua farmácia oferecer, mais chances de atrair diferentes públicos e clientes.
Obviamente, é preciso observar as normas do setor para saber quais produtos podem ser comercializados, além das condições para armazená-los e expô-los no estabelecimento. Nesse contexto, uma categoria que se destaca por apresentar benefícios à saúde e até amenizar o uso de remédios, é a de produtos naturais. Por isso, este artigo explana os motivos e vantagens que fazem desses itens os “queridinhos” das farmácias. Confira a seguir:
SÃO PERMITIDOS PELA ANVISA
Segundo a Instrução Normativa nº 09/2009, da Anvisa: “É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes […] A dispensação de plantas medicinais é privativa de farmácias e ervanarias, observados o condicionamento adequado e a classificação botânica”.
Diante disso, sua farmácia está autorizada a vender esses itens, seguindo todas as orientações de armazenamento contidas na legislação e no próprio produto. Isso abre um leque interessante para ampliar o mix de produtos bem com a lucratividade dos seus negócios.
COMPLEMENTO E PREVENÇÃO
Um grande argumento para a venda de produtos naturais em sua farmácia é o fato de que eles são fundamentais para a prevenção de doenças e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de evitar certos males ou, pelo menos, amenizar alguns sintomas, os produtos naturais podem ser uma alternativa viável para que o paciente não sofra com os efeitos colaterais do uso frequente de medicamentos mais agressivos ao organismo.
No entanto, é importante destacar que a substituição ou mesmo a combinação de produtos naturais com certos medicamentos deve ser avaliada, recomendada e acompanhada por um médico especialista. Afinal, a má utilização pode prejudicar ou inviabilizar tratamentos, além de colocar em risco a saúde e o bem-estar do paciente. Portanto, é essencial procurar o doutor.
O NATURAL ESTÁ EM ALTA
Além de a fitoterapia ter ganho visibilidade, a demanda por tudo que é natural aumentou significativamente nos mais diversos segmentos. Tanto os produtos alimentícios, que argumentam ser mais saudáveis, quanto os cosméticos, que evidenciam a beleza natural, reforçam a ideia de busca pela natureza. Assim, quando o assunto é saúde, a ideia de prevenção e tratamento naturais é uma tendência atraente e aquecida no mercado.
Segundo uma matéria publicada em fevereiro de 2023 no site do Terra: “De acordo com um estudo recente realizado pela consultoria Euromonitor International, o Brasil é considerado um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais, movimentando, em média US$ 35 bilhões (algo em torno de R$ 181,6 bilhões)[…]”.
Para sua farmácia, esses números representam a oportunidade de vender mais e se posicionar como um estabelecimento completo, com boas opções não só para remediar, mas também para prevenir. Essa postura pode fortalecer a autoridade da sua marca em relação à saúde.
TEM VARIEDADE
Se você optar por compor o estoque da sua farmácia também com produtos naturais, esteja preparado para uma grande variedade de itens, que devem ser selecionados conforme o perfil do público que você deseja alcançar. Observe as principais possiblidades:
- Plantas medicinais – São vegetais utilizados com propósitos terapêuticos. Muitas vezes, são usados na preparação de remédios que auxiliam na prevenção, cura ou tratamento de muitas doenças. Entre várias espécies, podemos destacar plantas, como Salvia, Tansagem, Manjericão, Linhaça, Carqueja, Hortelã, Bardana, Alcachofra, Alecrim, Cavalinha, Guaco, Camomila, Gengibre, Quebra-Pedra, Boldo, Babosa, Cidreira, Ginseng, Ginkgo Biloba entre tantas outras.
- Chás e infusões – Chás são bebidas feitas com a planta Camellia sinenses, famosa pelo nome de Chá-da-Índia. Já as bebidas preparadas com outras ervas, como erva-doce, cúrcuma, hortelã e demais especiarias, classificam-se como infusões. Com sua origem nas plantas medicinais, contém polifenóis que ajudam a melhorar a concentração e energia, com possibilidade de prevenir e tratar diabetes, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras enfermidades.
- Drogas vegetais – São drogas de origem vegetal, comercializadas em sua forma natural de planta seca ou partida em pedacinhos de sementes, raízes, cascas, folhas, flores e outras partes. Indicadas para sintomas e doenças de baixa gravidade, são diferentes das fitoterápicas, que passam por processos industriais e são vendidas como cápsulas, xaropes e comprimidos.
- Óleos naturais – Óleos são substâncias gordurosas extraídas de sementes, frutas e outras partes das plantas, como o óleo de coco ou de oliva, que podem fazer parte da alimentação, ou o óleo de rícino que não deve ser ingerido, mas faz bem para a pele e para os cabelos. São produtos naturais ricos em vitaminas e propriedades hidratantes.
- Mel, própolis, geleia real e outros alimentos naturais – Sua linha alimentícia também pode incluir produtos naturais, como granola, castanha, amendoim, uva-passa, semente, aveia, farinha e até barras de cereais. Mesmo que muitos desses itens não tenham uma função terapêutica, são importantes para uma nutrição saudável e até utilizados como ingredientes em infusões mistas. São úteis para auxiliar na prevenção de doenças ao fortalecer a imunidade.
TEM PÚBLICO SUFICIENTE PARA AUMENTAR SUA CLIENTELA
Muitas pessoas se consultam com o nutricionista ou só estão em busca de dietas para tratar alguma doença, viver de forma mais saudável ou mesmo em busca da perda de peso e do emagrecimento. Outras aderem ao vegetarianismo, veganismo ou têm necessidade de outras formas de restrição alimentar. Essa diversidade estabelece um público sólido de consumidores de produtos naturais. Portanto, sua farmácia tende a aumentar a clientela se vender tais itens.
MAIS CHANCE DE AUMENTAR O TICKET MÉDIO
Além dos novos clientes, aquela clientela mais antiga e fidelizada também pode aumentar seu ticket médio, por meio da compra de produtos naturais. O fato é que muitos de seus clientes também formam o público das lojas de produtos naturais e dariam preferência à sua farmácia ou drogaria, simplesmente, por ser mais conveniente comprar tudo num só estabelecimento.
O INVERNO PODE SER O MELHOR MOMENTO
Perante esse cenário extremamente favorável para a venda de produtos naturais, você já deve estar se perguntando por onde começar. E para trazer ainda mais entusiasmo, a chegada do inverno pode ser o momento certo para começar a vender esse tipo de produto.
Você pode começar pela gestão do estoque e preparação de um mix só de produtos naturais. O Trier Drogarias pode ajudar você em cada etapa dessa sua estratégia. Então, não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores pelo triersistemas.com.br. Estamos prontos para tirar suas dúvidas sobre nossa solução.