Dia do Consumidor: 10 ações para sua farmácia vender mais.
O Dia do Consumidor veio para ficar. Também conhecido como a Black Friday do primeiro semestre, a data comemorativa já é um sucesso no comércio brasileiro. Os números confirmam essa adesão do público, que já se prepara para comprar mais e pagar menos não só no Dia do Consumidor, mas nas primeiras semanas do mês de março.
Para se ter ideia, segundo os dados da Neotrust só o segmento brasileiro de e-commerce registrou no início do ano passado um faturamento de R$ 722 milhões. O valor representa um aumento de 22% com relação ao ano retrasado.
Conforme a pesquisa divulgada no site da CNN Brasil, a data acumulou cerca de 1,5 milhão de pedidos, aumento de 16% em relação a 2021.
Essa expansão não acontece somente no comércio eletrônico, mas também no ambiente físico. Por isso, é necessário aproveitar o Dia do Consumidor também em sua farmácia por meio de um planejamento de ações de vendas, comunicação e marketing. Para facilitar o seu plano, este artigo traz algumas ações que podem ser bem aplicadas para aumentar suas vendas nesse período. Confira:
Preços baixos com promoções e ofertas
Pode parecer clichê, mas essas ações são as mais esperadas no Dia do Consumidor como qualquer data comercial. O importante é que as ofertas sejam honestas e que os preços realmente diminuam. Há várias formas de fazer. Pode ser “queima de estoque”, “leve mais e pague menos” ou tantas outras opções de “oportunidade” para os clientes da sua farmácia.
Mais descontos imperdíveis
Você pode pensar em descontos progressivos, que aumentam conforme seu cliente compra um determinado produto. Na compra de uma unidade, o preço é normal; se levar dois, tem 5% de desconto; já na compra de 3, ganha 10% de desconto. A ideia é boa para limpar o estoque e aumentar o ticket médio. Outra boa opção de desconto pode ser por meio do CPF do cliente, relacionando os itens que ele já compra, com as ofertas do período para sugerir e vender mais. A inteligência e tecnologia por trás do Trier Drogarias beneficiam e facilitam esse tipo de ação.
Serviços pra lá de especiais
No Dia do Consumidor, sua farmácia pode oferecer e divulgar serviços. Essa iniciativa pode atrair pessoas para seu estabelecimento e aumentar as vendas. Pode ser entrega grátis ou com valor fixo, acompanhamento de pacientes, aplicação de vacinas e medicamentos, aferimento de pressão, monitoramento de glicemia e temperatura, orientações e recomendações sobre medicamentos, perfuração de lóbulo auricular, palestras sobre saúde ou beleza entre outros.
Brindes comemorativos
A sensação de ganhar algum presente é tão positiva, que geralmente inspira as pessoas a comentarem em seu círculo social. Por isso, a simples ação de entregar brindes referente ao Dia do Consumidor pode levar mais pessoas para sua farmácia e, por consequência, aumentar suas vendas. Você pode distribuir squeezes, necessaires, porta-comprimidos, caneta, caneca, chaveiro-espelho, cortador de comprimidos, kit de maquiagem, amostras de produtos, porta-celular, bolsa térmica, materiais esportivos e muitos outros itens coma marca da sua drogaria.
Benefícios a clientes antigos e fiéis
No Dia do Consumidor, o cliente que sempre compra na sua farmácia merece ganhar benefícios exclusivos. Isso vale também para clientes antigos. Uma boa opção, são os vales-descontos ou acrescentar, gratuitamente, sobre a compra dele aquele item que ele mais gosta. Para colocar esta ação em prática, o Trier Drogarias ajuda você a descobrir quais produtos são mais comprados pelos seus clientes fiéis ou antigos a fim de surpreendê-los.
Combos e kits diversos
Entre as ações mais eficientes para esvaziar o estoque e atrair a atenção dos seus clientes no ponto de venda são os kits com produtos de um mesmo segmento, para uma mesma situação ou, ainda, os temáticos. Podem ser para cabelo, unha, maquiagem, verão, beleza, hidratação, bem-estar, saúde e muitos outros motivos. O importante é variar e, em alguns casos, proporcionar algo que as próprias marcas não conseguiriam, como combinar produtos de marcas concorrentes.
Condições de pagamento exclusivas
Não é só de preço baixo que vivem os períodos promocionais. Você pode se planejar para oferecer produtos especiais para o Dia do Consumidor, com um prazo maior para pagar, além de parcelas suaves ou prestações sem juros. Tudo é questão de ver quais condições seriam viáveis para a realidade da sua farmácia. Não aplicáveis a medicamentos em razão das normas, essas ações combinam perfeitamente com produtos de beleza, cuidados e perfumaria, principalmente para itens importados, que têm preços mais elevados.
Concursos e premiações
Ações para premiar o cliente que mais comprou no Dia ou na Semana do Consumidor são exemplos de concursos possíveis para estimular a compra e o aumento do ticket médio na sua drogaria. Você também pode premiar o cliente mais antigo, mais frequente e muitos outros. Programe sua gestão para uma mecânica viável. Aproveite e divulgue as ações e os vencedores nas redes sociais, dentro das regras de cada plataforma e com os devidos cuidados, é claro.
Ações no PDV e atenção com a experiência de compra
O Dia do Consumidor é uma data cada vez mais consolidada na mente dos brasileiros. Portanto, já merece que sua farmácia ganhe uma decoração especial, além de ações divertidas que remetam a esse dia. Ações de estourar balões para encontrar brindes ou descontos, rodar roletas premiadas, contratar um animador, oferecer um café especial ou pensar em ideias inovadoras são bem-vindas para enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Apenas tome cuidado para não exagerar. O excesso pode confundir e descaracterizar sua marca.
Presença On e Off
Para ser lembrado pelo seu público, inclusive no Dia do Consumidor, é importante estar verdadeiramente presente na vida dele. Isso inclui, a produção de conteúdo, orgânicos e impulsionados, nas redes sociais e em outras mídias digitais. Além disso, é preciso comunicar e interagir no “mundo real”, por meio das mídias convencionais, ações no PDV e inciativas para inserir sua marca no cotidiano das pessoas em muitas oportunidades.
Não apareça só para vender. Mantenha o contato.
No caso de um período como o da Semana do Consumidor, você precisa voltar seus esforços para a data em questão. Porém, fique atento para não manter contato apenas com a intenção de vender ou ganhar com as inciativas. É mais eficiente pensar em se relacionar, servir e surpreender os consumidores. Quando o público percebe esses movimentos meramente estratégicos com interesses unilaterais, ele não reage nem se relaciona com a marca da maneira natural e mais esperada.
Agora que você conheceu um leque de ações, não hesite em planejar seu estoque, seu caixa e toda sua gestão para colocar algumas dessas ideias em prática. Use e abuse das ferramentas tecnológicas de gestão que a Trier oferece e não deixe essa oportunidade passar batida. Em caso de dúvida sobre alguma possibilidade, sistema, ferramenta ou solução, entre em contato para que possamos contribuir com o sucesso das suas ações para o Dia do Consumidor. Vai ser uma honra ajudar.