10 DICAS ESSENCIAIS PARA VENDER MAIS COSMÉTICOS EM 2023.

Tanto para farmácias quanto para lojas especializadas, vender cosméticos é uma boa opção. Isso porque o Brasil é um dos maiores mercados do setor. Para se ter uma ideia da força desse segmento, em 2022, ele cresceu quase 10% no primeiro semestre, segundo dados da ABIHPEC. A retomada econômica no pós-pandemia foi rápida e surpreendente para o setor.

Porém, por se tratar de uma área específica, é importante ter conhecimento e certas percepções de mercado para enfrentar a forte concorrência e vender cada vez mais. Pensando nisso, este artigo traz algumas dicas que vão auxiliar seu estabelecimento a aumentar a venda de cosméticos e transformar essa categoria num dos carros-chefes do seu negócio em 2023. Assim, você já pode começar o ano com boas expectativas e novas metas para atingir. 

Dicas que são uma beleza.

1.Conheça seu Público-alvo

Existem cosméticos para todos os públicos, mas qual o público que você já atinge ou deseja alcançar com seus negócios? É muito importante mapear o público-alvo e entender o comportamento do consumidor para traçar suas estratégias e seus investimentos. Por meio do conhecimento do seu público, é possível acertar na composição do estoque, na comunicação adequada e nas ações de marketing do seu plano.  

2. Estude a composição do Mix de Produtos  

Além de separar seu mix, entre produtos masculinos, femininos e infantis, considere que linhas essenciais são usadas por todos, com frequência. Por outro lado, linhas para públicos específicos, como pessoas alérgicas, agregam valor e conquistam públicos diferentes para seu estabelecimento. Há produtos populares, que vendem muito com margem de lucro menor. Há, importados ou de grife, que vendem menos, mas permitem uma lucratividade maior. Pense nisso, estrategicamente, na hora de compor seu mix e veja suas vendas aumentarem.

3. Treine sua equipe para vender

Para vender bem, seu estabelecimento deve contar com uma equipe integrada, alinhada e atualizada. Os treinamentos podem abordar diferentes processos, mas o foco em vendas é primordial. Cada contato que o cliente faz com sua equipe ao levar um cosmético pode ser definitivo para que ele compre mais, volte sempre ou nunca mais apareça. Então treine seu pessoal para que os resultados cresçam e o relacionamento com clientes seja um diferencial.   

4. Faça atendimento personalizado.

Esta dica tem ligação com o tópico anterior, mas merece o devido destaque. O bom atendimento precisa se dedicar a cada cliente de forma única. É preciso numa rápida conversa natural, sentir qual a real necessidade que tal pessoa quer suprir com o produto desejado. Com isso, você vai conseguir oferecer opções mais assertivas, vender produtos relacionados às necessidades dela e ampliar a receptividade do cliente para suas dicas e serviços oferecidos.   

5. Cuide da Exposição dos Produtos.

Depois que a compra pela internet se popularizou, as lojas físicas precisam ir além da venda, proporcionando também experiências positivas no decorrer do processo de compra. Seu estabelecimento deve organizar os cosméticos de forma que fiquem acessíveis. Se a estrutura for pequena, é aconselhável pensar num mostruário com menos produtos. Estude a melhor forma de expor cada item no layout da sua loja. Pense nas áreas mais visíveis e no roteiro que o cliente faz quando entra no PDV. Estude as gôndolas e o jeito certo de expor as embalagens.     

5. Invista em Materiais de PDV

Existem muitos recursos para destacar um produto em meio a tantos outros no ponto de venda, como mobiles, displays, blimps, adesivos de chão, cartazes, totens, faixas de gôndola, wobblers, stoppers, bandeirolas, fita cross, decoração, ilhas de produtos… São materiais visuais e até aromatizantes para enriquecer a experiência sensorial do seu cliente. Estude as melhores opções e cuide com o excesso. Mantenha o equilíbrio para não poluir o ambiente.    

7. Aposte em Promoções

É interessante conhecer a sazonalidade dos produtos e o calendário promocional do ano. Existem cosméticos com mais saída em determinada estação, outros são lançados como edição especial para datas comemorativas. É possível combinar produtos em kits para premiação de sorteios ou concursos. Promoções, como descontos, liquidações ou no formato “leve mais por menos” servem para “limpar” o estoque. Ações, como estourar balões, ofertas-relâmpagos e outras dinâmicas são eficientes. Brindes e prêmios podem motivar a compra.  

8. Ações para atrair Clientes.

Um jeito eficiente de aumentar a venda de cosméticos é atrair novos clientes para dentro da sua farmácia ou loja. Ações como, distribuição de amostras, serviços de maquiagem, cuidados com cabelo e unha, cursos rápidos sobre aplicação e combinação de produtos podem não só ampliar suas vendas, como gerar comentários positivos e viralizar nas redes sociais.   

9. Crie um Programa de Fidelidade

Se conquistar novos clientes traz resultados para as vendas, manter clientes sempre ativos e satisfeitos é ainda melhor para vender. Por isso, vale tanto a pena você pensar num bom programa de fidelidade. Muito além dos cartões com espaços para carimbar as 10 compras acima de determinado valor, você pode pensar em pontuações, hierarquias e benefícios diferenciados para encantar e motivar os diversos públicos.      

10. Use e Abuse do Marketing Digital.

Desprezar a força e a precisão do marketing digital é perder vendas por omissão. Além de estar presente nas redes sociais, é fundamental que sua farmácia ou loja produza conteúdos, faça lives, poste com frequência para engajar o público a comprar seus cosméticos. Quanto mais elaborada for sua estratégia de marketing digital, maiores serão os resultados. Fechar parcerias com influenciadores e viralizar conteúdos pode mudar o rumo dos seus negócios. 

Gostou das dicas? Agora que você teve algumas orientações interessantes para criar oportunidades de vendas e estimular a compra em seus clientes, é fácil transformar 2023 num ano muito promissor. Lembre-se que o Trier Drogarias também pode auxiliar na gestão de todas essas iniciativas, além de garantir a captura de dados e monitoramento dessas vendas. 

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