Promoções de Janeiro. Conheça as 12 ações para sua farmácia vender mais desde o começo do ano.
Depois de um fim de ano estimulante para as vendas impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal, janeiro traz outras necessidades a todo o varejo, inclusive, ao segmento de farmácias. É preciso vender o estoque e ordenar os lucros numa época em que os consumidores já têm novos compromissos, como matrícula e material escolar, pagamento de impostos, etc.
É nesse contexto que o primeiro mês do ano precisa daquele “empurrãozinho” que só uma boa promoção de vendas pode oferecer a sua drogaria. O mais interessante é que existem várias ações estratégicas que trazem resultados. Por isso, este artigo vai listar algumas ideias e estratégias que podem fazer o “mês das liquidações” ir muito além disso. Confira a seguir:
1 – A velha e boa liquidação
Existem alguns itens que podem ficar acumulados no estoque. A grande jogada é perceber, ainda em janeiro, quais os produtos “parados” nas gôndolas para baixar o preço enquanto há tempo. Um exemplo pode ser os produtos de verão, que precisam ser vendidos até o fim da estação. É importante não se desesperar, baixando demais os preços. Seu lucro deve sempre ser considerado na hora de precificar produtos mesmo em liquidação.
2 – Promoções “leve mais por menos”
Compre 1 e leve 2, compre 1 e leve outro, compre 1 e leve outro pela metade do preço… Essas são algumas das ações mais conhecidas. A estratégia é “encher os olhos” dos clientes para que se motivem a comprar pela vantagem de “levar mais por menos”. Assim, é possível esvaziar aquele estoque já preocupante, sem perdas de investimento em produtos com pouca saída.
3 – As surpreendentes ofertas-relâmpago
Quando a intenção é aliviar o estoque, mas sem propriamente esvaziá-lo, as ofertas-relâmpago podem ser ótimas estratégias. O ideal é realmente que os descontos sejam altos pra chamar a atenção, já que acontecem num período bem curto. Essa ação só funciona para os clientes que já estão na farmácia, pois as ofertas são anunciadas na hora. É importante ter tudo isso em vista e analisar se ela é a melhor promoção para sua realidade.
4 – Aquele desconto pra lá de exclusivo
Essas ações são válidas enquanto durar o estoque e ou com datas definidas anteriormente. Os descontos geralmente são bem específicos, em torno de alguns produtos, linhas, marcas ou tickets de compra. Mas para funcionar, é preciso que os descontos sejam chamarizes. Um exemplo são as promoções ligadas ao valor da compra: em compras acima de 50 reais, você ganha 30% de desconto. Outro exemplo: descontos de até 25% em toda a linha de cosméticos.
5 – Condições especiais pra pagar e comprar
Outra maneira promocional de atrair clientes para sua farmácia é por meio das condições de pagamento. Você pode parcelar em 10 vezes, aumentar o prazo para pagar. Pode também usar o cartão-fidelidade da sua farmácia como condição para as vantagens. Sem dúvidas, a ideia funciona por protelar o pagamento num período em que o cliente tem tantas outras contas a pagar.
6 – Sorteios e concursos imperdíveis
Promoções que envolvem sorteios ou competições podem ser uma boa ideia. No entanto, é necessário que elas sejam planejadas com antecedência, pois dependem de registro e regulamento desenvolvido pelo setor jurídico da sua empresa ou algum advogado especialista no assunto. É preciso definir os prêmios e a data-limite para participar e para a premiação. Geralmente, essas ações estimulam a compra e dão um bom retorno.
7 – Testes, amostras ou degustações
Outra forma de despertar no cliente o desejo de compra é apresentar o produto da promoção por demonstrações, permitindo a prova. O formato transmite confiança no produto e gera um encantamento pela marca. É uma ação positiva para as vendas e que fortalece o relacionamento com os clientes da sua farmácia. Se o cliente aprovar, é possível que leve algumas unidades.
8 -Brindes e kits temáticos ou sazonais
Verão, praia, férias, começo de ano, voltas às aulas, hábitos saudáveis, retorno ao trabalho… Esses são alguns temas que podem ser trabalhados promocionalmente na distribuição de brindes e montagem de kits com produtos que estariam parados no estoque. Os brindes podem ser dos mais simples, como canetas, canecas e squeezes aos mais atrativos, como, bolas e raquetes para a prática de esportes na praia, guarda-sol, caixas térmicas entre outros.
9 – A praticidade da entrega grátis
Se o serviço de delivery já é um diferencial, imagina quando ele é de graça por algum período ou em compras acima de determinado valor. A ação aumenta a praticidade e transforma a experiência de compra em algo mais rápido e facilitado. Por isso, é sempre uma boa ação para complementar as promoções de janeiro.
10 – Promoções internas de venda
Por ser um momento de alta promocional, janeiro também favorece as ações de incentivo para sua equipe comercial, de atendimento e de relacionamento com o público. Muitas vezes, investir internamente nesse tipo de promoção alavanca os resultados de modo surpreendente. Treinar e premiar os melhores vendedores da sua farmácia pode fazer diferença nesta época.
11 – Ações, serviços e atrações no PDV
Um jeito bom de vender mais é aumentar o fluxo de pessoas na sua farmácia. Investir em serviços de saúde, como aferimento de pressão, aplicação de injeção, vacinação entre outros, é uma forma inteligente de encher o estabelecimento de clientes. Além disso, valem ações com brinquedos para crianças, cursos de maquiagem ou, até mesmo, blitzes de rádio e outras mídias, além de lives ou a presença de influenciadores na loja. Tudo pra atrair públicos e vendas.
12 – Parcerias fortes e bem pensadas
Outra oportunidade que se deve buscar em janeiro é a de fechar parcerias interessantes à execução das promoções. O fato é que todos estão em busca de ideias, canais para divulgação e maneiras de estimular as vendas. Então, essa iniciativa vale para complementar a viabilidade de todas as opções citadas acima e outras pensadas em conjunto com os fornecedores da sua farmácia. Você pode tornar uma boa ideia em algo ainda mais lucrativo apenas trabalhando bem suas parcerias.
Diante dessas possibilidades, é importante não esquecer as especificações que envolvem o negócio do ramo de farmácia. Afinal, nada pode ser muito ousado com relação aos medicamentos, já que tudo precisa obviamente seguir a legislação. Portanto, a maioria das ideias são recomendáveis principalmente para as linhas de cosméticos, cuidados, higiene, beleza, conveniência e mercearia.
A intenção é apresentar diversos caminhos que podem ser trabalhados até de forma complementar a fim de aumentar suas vendas.
E lembre-se:
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