Natal 2022: como aproveitar a data para vender mais.
O Natal de 2022 deverá trazer boas notícias para a economia brasileira. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para este ano é de aumento de 2,1% nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período em 2021. Além do Natal, temos também as confraternizações entre amigos e colegas de trabalho. Isso significa muitos presentes que sua farmácia pode oferecer a seus clientes.
Veja abaixo como você pode se preparar melhor para a data e fechar o ano com excelentes resultados.
Kits de produtos: facilite a escolha do cliente
Montar kits é uma ótima estratégia para incentivar a compra casada e aumentar o ticket médio da sua farmácia, além de ser uma boa opção de presente. Combine produtos que estão parados no estoque com itens presenteáveis, como os da linha cosmética.
É interessante montar kits em várias faixas de preço para atingir todas as ocasiões e públicos, facilitando a escolha do cliente que é orientado pela faixa de preço. Ofereça também embalagens especiais para os kits, com fitas e adornos, que acrescentem um valor agregado à venda.
Agora o ponto mais importante: exponha os kits em uma área decorada dentro de sua farmácia com a temática de Natal e divulgue nas redes sociais, WhatsApp e nos canais de comunicação que atinjam o público na sua cidade.
Verão: tudo a ver com o Natal
A chegada do Natal coincide com o início do verão brasileiro. Por isso, produtos relacionados à estação merecem destaque na sua farmácia. Bronzeadores, iluminadores, protetor solar, cremes pós-sol, hidratantes, produtos para cuidar do cabelo são naturalmente mais procurados nesta época do ano.
Vale pensar em um expositor dedicado para estes produtos ou banners indicativos para chamar a atenção dos clientes. Ofereça descontos especiais e explore as promoções de compra casada, como “50% de desconto na segunda unidade” para incentivar a compra do segundo produto e aumentar o ticket médio.
Medicamentos isentos de prescrição: abasteça sua farmácia
As necessidades de última hora que essa data acaba trazendo também são uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas. É comum nessa época as pessoas exagerarem no consumo de alimentos, por exemplo. O resultado desse excesso é refletido na busca por medicamentos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição). Analgésicos (para dores no corpo, indisposição, dores musculares), antiácidos (para azia, má digestão) e antialérgicos (alergia na pele ou respiratória) também são MIPs bastante procurados. Vale a pena ter um estoque extra na farmácia para atender essa demanda.
Horário de funcionamento: deixe sua farmácia aberta por mais tempo
Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chances você tem de o cliente chegar até você. Portanto, abra em horários especiais para facilitar a ida dos consumidores até você. Estendendo o horário de funcionamento, você aumenta ainda mais o seu faturamento e garante mais chance de compras.
Funcionários bem preparados: venda na certa
Neste período, é importante estar com a equipe de atendimento mais afiada do que nunca, a postos para vender. Para isso, é essencial o investimento antecipado em treinamento de atendimento para os funcionários da sua farmácia. Eles são a imagem do seu estabelecimento perante os clientes, portanto, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização.
Tudo certo com o seu sistema: prepare-se para dar conta do recado
Nada adianta você se preparar com decoração, mix de produtos e várias estratégias de vendas se o seu sistema de gestão não estiver preparado para o aumento da demanda. Falhas no sistema frustram seu cliente, mancham a reputação da sua farmácia e fazem o concorrente faturar mais. Se você não quer passar por isso, faça um checklist completo do seu sistema e equipamentos para que tudo esteja funcionando corretamente na época mais lucrativa do ano. Conte com a Trier!
Feliz Natal e boas vendas!