ESTRATÉGIAS DE SUCESSO PARA A BLACK FRIDAY DE SUA FARMÁCIA.
A Black Friday se aproxima, mas ainda dá tempo de você se preparar com as melhores estratégias de gestão e marketing para que a data seja um sucesso na sua farmácia. Confira nossas dicas e depois nos diga quais delas você aplicou na sua Black Friday.
Defina quais os produtos terão desconto
Para você ter uma ideia quais produtos terão desconto na Black Friday de sua farmácia, confira as vendas realizadas na última edição do evento e compare com os produtos mais vendidos ao longo de 2022. Com esses dados em mãos é possível selecionar estrategicamente quais produtos receberão ou não o desconto. Quem tem o Trier Drogarias consegue acessar esses dados de forma totalmente simplificada.
Aproveite para limpar seu estoque
Verifique quais produtos da sua farmácia que estão encalhados, que não venderam tão bem ao longo do ano. Oferecer descontos para estes produtos é uma ótima forma de zerar seu estoque e chamar a atenção de quem ainda não é o seu cliente. Mais uma estratégia onde entra a tecnologia da Trier para você ter acesso aos dados de forma precisa.
Desconto para produtos caros, mas com grande procura
Existem produtos, que apesar do preço mais elevado, tem bastante procura. Um exemplo clássico são as fraldas descartáveis para bebês. Aplique descontos especiais neste tipo de produto, pois a tendência é que o cliente leve outros itens relacionados. No caso das fraldas, os pais aproveitam a ida à farmácia para levar também cremes para assaduras, lenços umedecidos e fórmulas infantis.
Divulgue para quem já é seu cliente
Vender para quem já é seu cliente é mais fácil e barato. Por isso, confira sua base de contatos de clientes e dispare e-mails e mensagens de WhatsApp, divulgando a Black Friday da sua farmácia.
Esqueça a Black Fraude
Siga uma estratégia honesta de precificação. Muitos comerciantes aumentam os preços semanas antes da Black Friday e reduzem os valores no dia do evento. Mas seus clientes regulares sabem mais ou menos o preço dos seus produtos e usar dessa artimanha durante o momento em que eles buscam descontos reais irá quebrar sua confiança e fidelização.
Atenção aos produtos de beleza e perfumaria
Beleza e Perfumaria foi a 2a categoria de produtos mais vendida na Black Friday de 2021 e a tendência é que o segmento continue em alta nesta edição de 2022. Então, capriche nos descontos e promoções destes itens na sua farmácia. Muitos consumidores desejam produtos especiais de beleza e perfumaria e só esperam pela Black Friday para adquiri-los.
Ofereça entrega gratuita
Além dos descontos nos produtos, outra forma de conquistar o consumidor são as entregas grátis para quem compra de forma online ou por telefone. Dados da agência Neotrust revelaram que na Black Friday de 2021 o frete gratuito esteve presente em 66% das compras online. Mas para essa estratégia não afetar a sua margem de lucro, ofereça a entrega grátis apenas para os locais próximos a sua farmácia.
Você pode seguir todas as estratégias ou definir aquelas que mais se encaixam ao perfil de sua farmácia. O importante é não ficar de fora deste grande evento do varejo brasileiro. A Trier também está preparando uma super promoção para você. Continue nos acompanhando para aproveitar.