Atenção Farmacêutica: Conheça tudo o que você precisa saber.
Com uma nova consciência sobre a relação do paciente com o uso de medicamentos, a Atenção Farmacêutica vem sendo cada vez mais notada, sendo fundamental para prevenir, identificar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos. O farmacêutico especializado nessa área auxilia e assessora o paciente em relação ao uso, dose, armazenamento, frequência e administração de medicamentos.
É claro que, estabelecer critérios de uso de medicamentos não é uma tarefa fácil, já que o contato do paciente com a farmácia acontece apenas no momento da busca pelo medicamento. Mesmo assim, há muitas coisas importantes a se saber para que a experiência possa garantir os melhores resultados possíveis.
Quer saber mais? Então continue a leitura!
Afinal, o que é Atenção Farmacêutica?
A Atenção Farmacêutica é um serviço prestado pelo farmacêutico por meio de uma consulta com o paciente, para que ele tenha, a partir do uso correto de medicamentos, resultados positivos em sua melhora e qualidade de vida.
Assim, o profissional é responsável por prevenir, detectar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos para garantir que o paciente tenha bons resultados de tratamento. Tudo isso através de práticas como acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento prescrito pelo médico, aferição de pressão, temperatura corporal e glicemia, administração de medicamentos e intervenção no tratamento, quando necessário.
Atenção!
O serviço de Atenção Farmacêutica não substitui a consulta médica. O farmacêutico deve orientar o paciente a buscar a assistência necessária de outros profissionais de saúde.
Essa metodologia abrange alguns pontos principais identificados na relação paciente-medicamento que cooperam na obtenção de resultados mais satisfatórios do atendimento farmacêutico. São eles:
Preparo
Todo remédio possui uma fórmula genérica que procura atender ao maior público possível, mas cada indivíduo precisa de uma atenção especial para identificar a melhor forma de usar seu medicamento.
Utilização
Além da recomendação sobre o período de intervalo entre os medicamentos, outros cuidados também são importantes, como alimentos e bebidas que não podem ser misturados.
Armazenamento
É muito importante o armazenamento correto do medicamento. Caso contrário, pode acarretar danos aos seus componentes, trazendo situações adversas à recuperação.
Com tantos cuidados necessários, é imprescindível o acompanhamento responsável e profissional referente ao uso desse tipo de produto, promovendo mais qualidade de vida aos usuários.
Ei, só não confunda Atenção Farmacêutica com Assistência Farmacêutica
A Atenção Farmacêutica está dentro da segunda. Ou seja, a Assistência engloba a prática da Atenção, oferecendo diretrizes para seu melhor desempenho.
O Papel do Farmacêutico na Atenção Farmacêutica e os Benefícios à Sociedade
O farmacêutico é o profissional treinado para designar qual remédio é recomendado para o problema apresentado. Seu papel é crucial para oferecer a melhor solução para o paciente.
Diante da necessidade dessa prática, os benefícios são inúmeros, tais como:
- Aumento de saúde da população
- Melhora na qualidade de vida
- Facilidade de acesso e comunicação com um profissional de saúde
- Verificação da efetividade do tratamento
- Uso correto de medicamentos
- Identificação e redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos
- Prevenção da doença ou sintomas
- Promoção, proteção e recuperação da saúde nos níveis individuais e coletivos
- Melhores diretrizes para a prática farmacêutica
- Valorização do profissional farmacêutico
É claro que o farmacêutico também garante benefícios com essa prática, tais como proximidade com o cliente, obtenção de informações, maior confiança do paciente em relação à farmácia e ao farmacêutico e fidelização de clientes. Todo mundo sai ganhando.
E quais são as habilidades necessárias para o farmacêutico atuar em Atenção Farmacêutica?
Para atuar nessa área, é necessária a especialização em Atenção Farmacêutica e preparo técnico para o atendimento diferenciado e exclusivo ao paciente. Além disso, é preciso ter conhecimento aprofundado sobre farmácia clínica, farmacologia, terapia não medicamentosa, interpretação de exames laboratoriais, dispensação ativa, prescrição farmacêutica, farmacoterapia e outras noções que contribuem para o uso racional de medicamentos.
E, claro, é sempre importante ser comunicativo, pró-ativo, simpático e empático para garantir um bom atendimento aos clientes e, principalmente, melhores resultados.
E aí, gostou do conteúdo? Então fique de olho no nosso blog. Nós da Trier Sistemas estamos sempre trazendo conteúdos exclusivos para ajudar a sua farmácia a alcançar resultados cada vez melhores. Até a próxima!