SNGPC: Saiba mais sobre o controle de medicamentos.
Já conhece o SNGPC? O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, como se chama, tem como função monitorar as movimentações de entrada (compras e transferências) e saídas (vendas, transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país.
Foi desenvolvido para fazer frente à crescente demanda por informação confiável e consistente que permita ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária realizar suas ações fundamentadas no gerenciamento do risco da utilização indevida dos medicamentos controlados.
É uma ferramenta muito importante para controlar a produção, circulação, comércio e uso de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial no país. Monitorar esses dados é de extrema importância, e qualquer irregularidade pode ser o indicativo de que remédios controlados estão sendo desviados ou comercializados sem receitas.
De acordo com o Ministério da Saúde, tem como principais objetivos:
- Monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas e seus precursores;
- Otimizar o processo de escrituração;
- Permitir o monitoramento de hábitos de prescrição e consumo de substâncias controladas em determinada região para propor políticas de controle;
- Captar dados que permitam a geração de informação atualizada e fidedigna para o SNVS para a tomada de decisão;
- Dinamizar as ações da vigilância sanitária.
Podemos dizer que o SNGPC privilegia a adoção de padrões na transmissão de dados, proporcionando meios de realizar a escrituração das movimentações de forma totalmente digital e buscando a integração com os sistemas de gerenciamento já existentes nas farmácias. Para garantir estas características, foi estabelecido um padrão de transmissão de dados, com o qual os sistemas das farmácias e drogarias deverão ser compatíveis para permitir a transmissão eletrônica à Anvisa.
Preocupada em acompanhar todas as ações do mercado farmacêutico no país e buscando sempre ser pioneira nas soluções do ramo Farma, principalmente com o compromisso com cada um dos seus clientes, a Trier Sistemas criou o Trier SNGPC.
A ferramenta tem por objetivo fazer a transmissão de dados de movimentação dos produtos sujeitos ao controle especial conforme Portaria SVS/MS nº. 344, de maio de 1998, onde a transmissão dos dados de movimentação deverá ser realizada em intervalos de no mínimo um e no máximo sete dias consecutivos.
Buscando facilitar e inserir todas as farmácias do território nacional, a Trier Sistemas disponibiliza o sistema permitindo que sua farmácia ou drogaria possa utilizar o Trier SNGPC Web mesmo utilizando outro sistema de frente de caixa ou até mesmo não o possuindo, necessitando apenas ter acesso à internet.
E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o Trier SNGPC? Então clique aqui e converse conosco. Tudo que a sua farmácia precisa está na Trier Sistemas.