Atraia mais clientes para a sua farmácia: 5 dicas que vão ajudar você.
Com o passar dos anos, atrair clientes para a farmácia tem se tornado uma tarefa desafiadora. Isso porque hoje a decisão de compra é feita sempre com certa antecedência, o que dá mais liberdade para o cliente em optar pela farmácia que ofereça mais vantagens para ele.
Por isso, é preciso levar em consideração fatores importantes como o estabelecimento de uma política de preços com base em estudos de mercado e ter claras e definidas as boas práticas de atendimento ao consumidor que proporcionem uma melhor experiência de compra.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia, atualmente o Brasil possui mais de 80 mil farmácias. Ou seja, para se destacar nesse segmento não basta esperar pelos clientes, é preciso atraí-los.
Para ajudar você, a Trier Sistemas separou algumas dicas que vão fazer com que a sua farmácia atraia cada vez mais clientes. Para conferir, é só continuar a leitura.
1. Ofereça um bom atendimento
Fundamental para alcançar o sucesso, é uma das ferramentas mais eficientes deste setor. Seja sempre cordial e demonstre interesse pelas necessidades do cliente, pois a qualidade do atendimento poderá fazer com que o cliente divulgue o seu serviço: o famoso boca a boca (tecnicamente conhecido como buzz marketing).
2. Faça parcerias com profissionais da saúde
Ao verificar a pressão de um paciente ou realizar o exame de perfil lipídico, você pode indicar um especialista. Assim, em contrapartida, a empresa parceira pode ter folhetos da sua farmácia nas salas de espera ou até mesmo indicá-la para os pacientes atendidos por ele.
3. Tenha uma equipe capacitada
Busque treinamentos focados no desenvolvimento de competências e que ensinem os colaboradores a oferecerem um bom serviço, com foco nos processos que a sua farmácia oferece. Além disso, contrate profissionais com alto nível técnico e boa experiência na área farmacêutica para oferecer toda atenção e cuidados necessários ao paciente.
4. Inclua serviços farmacêuticos
Definidos como um conjunto de serviços de natureza clínica, podem ser prestados pelos farmacêuticos com a finalidade de proteção da saúde, detecção de riscos, autocuidado e adesão ao tratamento. Além disso, contribuem para que a farmácia seja reconhecida pelo público como um estabelecimento de saúde.
São vários os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos no seu estabelecimento: conciliação de medicamentos, o seguimento farmacoterapêutico, ou o rastreamento de saúde.
Os Testes Laboratoriais Remotos também são uma ótima estratégia para atrair clientes: perfil lipídico, hemoglobina glicada, glicemia e influenza são alguns exemplos de testes que podem ser oferecidos aos seus clientes. Assim, não irão procurar a sua farmácia somente quando precisarem de medicamentos, mas também para cuidar da própria saúde através das orientações do farmacêutico.
5. Tenha uma boa comunicação
Seja através de serviços oferecidos em jornais, revistas e rádios ou através das redes sociais ou blogs, esteja presente. Invista em informações relevantes para o seu cliente, como dicas de saúde e bem-estar. E claro, divulgue os seus serviços, principalmente as novidades.
Também é importante contar com um site completo. Hoje, a maioria das pessoas busca informações na internet. Tenha um site completo e profissional, com as informações básicas de contato e serviços oferecidos.
Quanta coisa, não é? Mas pode ficar tranquilo, você não precisa aplicar todas essas dicas de uma vez só. Selecione as que mais fazem sentido para o seu estabelecimento e reflita sobre o que pode ser melhorado. Uma vez que os seus serviços estejam contribuindo para que os clientes vejam sua farmácia como um estabelecimento de saúde, você está no caminho certo.
Ref: Farmarcas (6 dicas para atrair mais clientes para sua farmácia) / Hilab (como atrair mais clientes para sua farmácia)