Dicas para vender mais em sua Farmácia em feriados prolongados.

Os feriados podem ser muito vantajosos para a população em geral, mas para o comércio, costumam ser bastante prejudiciais. Especialmente quando falamos em feriados prolongados, aqueles nos quais as pessoas costumam viajar para outras cidades, casas de parentes, entre outros.

Em farmácias esta realidade não é diferente, mas existem algumas técnicas específicas para evitar que a falta de movimento nos feriados prolongados tenha um impacto muito grande na lucratividade da empresa e nas metas de vendas. Vamos juntos conhecer algumas delas?

Aproveite-se da sazonalidade

Feriados que têm relação com algum tema específico podem ser um chamariz para que você venda mais determinados tipos de produtos. Um exemplo? O Carnaval pode ser uma ótima oportunidade para vender medicamentos para ressaca, isotônicos, vitaminas, protetor solar, preservativos, entre outros itens. Vender mais destes produtos neste período do ano pode garantir que as metas anuais não fiquem prejudicadas por outros momentos de baixa de vendas. O planejamento, neste caso, é fundamental. Faça um calendário promocional para o ano inteiro, analisando cada uma das datas comemorativas e feriados que podem ser aproveitados antecipadamente.

Aposte no “kit viagem”

Alguns anos atrás, era lei: todo carro tinha que ter o chamado “kit de primeiros socorros”. A lei não existe mais, mas isso não quer dizer que você não possa utilizar esta estratégia. Muitos clientes, especialmente aqueles com criança, procuram se prevenir antes de viagens mais longas com um pequeno kit contendo os medicamentos e itens mais utilizados: band-aids, água oxigenada, gaze, faixa, antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros…

Crie promoções chamativas no pré-feriado

Outra possibilidade é aproveitar-se do pré-feriado, quando as pessoas estão com o senso de urgência aguçado, para criar promoções imperdíveis. Sabendo que as farmácias e comércios não estarão abertos durante o feriado, e não estando disposto a ficar sem aquele produto caso precise durante este período, é possível que o consumidor sinta-se tentado a comprar naquele dia algo que poderia ser comprado em outro momento.

Aproveite para fazer uma queima de estoque

Estes são ótimos períodos para “desovar” produtos que estejam parados em seu estoque por meio de uma promoção de vendas. Assim, você não deixa de lucrar, e ainda abre espaço em suas prateleiras para produtos que podem vender melhor.

Invista no e-commerce

As lojas virtuais são importantes aliadas para as farmácias durante o feriado, já que as pessoas costumam estar mais em casa, ou, pelo menos, conectadas à internet. Aposte em uma estratégia forte para estes canais durante os períodos em que sua loja física não recebe tanto movimento de clientes.

E você, qual a sua estratégia para estes períodos do ano? Conta pra gente nos comentários!