Como montar um tabloide de ofertas.
Você já sabe que vende mais quem comunica suas ofertas, não é mesmo? A gente já deu aqui no nosso blog dicas de como motivar suas equipes de vendas, como usar o marketing digital a seu favor, e muitas outras ideias legais para deixar seus consumidores saberem sobre suas promoções. Mas hoje, a nossa dica é uma das mais utilizadas por farmácias em todo o País: criar um tabloide de ofertas.
Eles são os preferidos dos gestores para comunicar todas as promoções existentes na loja. E não apenas dos gestores. Se você posicionar seu tablóide de ofertas na entrada da loja, é muito difícil que o consumidor não pegue para dar aquela olhadinha no que há de novidade e promoção. Afinal, todo mundo gosta de um achado e de uma vantagem, não é?
Mas vamos ao que interessa: como criar o seu tablóide de ofertas?
Como começar
Você pode contar com a ajuda de um profissional de comunicação que tenha experiência na criação de peças para o varejo. Mas se esta não for uma possibilidade, tudo bem: existem muitos programas de computador, sites e até mesmo aplicativos de celular que podem auxiliar você a criar uma arte para o seu tabloide. Não vamos selecionar aqui quais as melhores opções, mas basta pesquisar no seu buscador online para encontrar diversas opções, super práticas e rápidas. As nossas dicas de hoje são sobre como deve ser o seu tabloide.
Invista em boas imagens dos seus produtos.
Boas fotos e imagens produzidas fazem com que o consumidor se interesse mais pelas suas promoções. Por exemplo: se for vender um kit de sabonetes, insira eles em um ambiente com uma saboneteira e uma toalha de rosto junto. Entendeu a lógica, né? Outra dica é ter sempre as imagens recortadas para serem usadas sem o fundo.
Aposte nas cores certas
A cromoterapia é uma ciência que estuda como as cores influenciam as emoções humanas. E na comunicação, não é diferente. As pessoas são mais ou menos impactadas pelas informações que recebem dependendo das cores que foram usadas nos materiais. Se você quer chamar a atenção para promoções imperdíveis, o amarelo e vermelho são as cores ideais, pois criam um senso de urgência. Já se você vai vender produtos de higiene, o azul ou o verde claros são as melhores opções. Pesquise sobre as cores ideais para a sensação que você deseja transmitir ao consumidor. E claro, não se esqueça de utilizar as cores da sua marca na capa e na identidade gráfica do seu tabloide.
Não encha de informação
Ninguém se sente bem vendo um material cheio de informação e splashes de promoção. Crie um material limpo, gostoso de ver. Uma boa regra para isso é manter sempre um espaço de respiro entre cada uma das ofertas, sem nenhuma informação visual ou textual.
Mantenha uma frequência
Suas promoções não são sempre as mesmas. Por que o seu tabloide seria? Mantenha uma frequência de criação do seu material de ofertas: mensal, quinzenal, semanal… você escolhe o que é possível e ideal para o fluxo da sua empresa.
Pronto para começar?