Ciclo de vida da farmácia: supere os desafios de cada etapa.
Você sabia que existe uma classificação padrão para o ciclo de vida das farmácias?
É muito comum escutarmos que boa parte das empresas abertas no País encerram suas atividades antes mesmo de completarem um ano. E isso, sem dúvida, é resultado da falta de planejamento.
É por isso que é tão importante entender em que ponto da curva a sua farmácia se encontra para poder planejar os próximos passos que precisam ser dados.
CICLO 1 – ABERTURA E CRESCIMENTO
Este é o período que compreende os primeiros 3 anos de abertura da farmácia. É quando ele começa a se estabelecer no mercado e a criar uma base de clientes fieis. Este é o momento de realizar ações de vendas e promoções especiais para tornar sua marca conhecida e consolidada.
CICLO 2 – PROFISSIONALIZAÇÃO
Trata-se da fase de implantação e profissionalização dos processos para tornar seu gerenciamento mais facilitado e organizado, visando crescer tanto em faturamento quanto em presença de mercado. Nesta fase, é importante pensar em investimentos como a implantação de um sistema de gestão, caso você ainda não o tenha. É ele que vai garantir que você possa ter um olhar holístico sobre todos os dados de sua empresa, permitindo observar gastos desnecessários, investimentos que precisam ser realizados, gerenciamento de equipes, entre outros. É um momento em que se faz importante investir tanto em liderança quanto na profissionalização da força de vendas. Encontrar bons cursos, estruturar um bom departamento de Recursos Humanos e criar uma política clara de cargos e salários podem ser também ações necessárias, caso elas ainda não tenham sido realizadas até aqui.
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CICLO 3 – EXPANSÃO
Todos os passos anteriores foram fundamentais para que você pudesse chegar até esta fase. Com muito trabalho, é possível chegar até o momento de começar a desenhar um plano de expansão e abertura de novas filiais.
Criar uma rede de farmácias não é um passo fácil. É preciso muita organização e uma gestão eficiente para conseguir administrar mais do que uma farmácia. Desafios diferentes aparecerão pelo caminho do gestor que se propuser a esta missão.
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CICLO 4 – MATURIDADE
Muitos anos podem se passar até chegar a este momento. Há redes de farmácias no País que passaram muitas décadas até atingirem a sua maturidade. Mas agora que sua marca já está afirmada, estabelecida e reconhecida, e você provavelmente já está há bastante tempo no mercado, é chegada finalmente a hora de preparar um processo sucessório ou de venda.
Empresas que preparam bem o seu processo de sucessão tendem a estabelecer um novo ciclo de crescimento. Já as empresas que desconsideram este processo têm fortes chances de encarar uma falência.
Em qual fase do ciclo de vida a sua farmácia está? Já pensou em quais são os próximos passos para crescer e posicionar sua empresa em um novo patamar? Deixe a Trier ajudar você nestes processos.
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