Aumente seu Ticket Médio
O atendimento é um dos quesitos que mais faz a diferença no faturamento de uma farmácia. Clientes bem atendidos e satisfeitos permanecem mais tempo dentro do ponto de venda, e isso, na maior parte das vezes, faz com que consumam mais.
Mas não é só isso que pode ajudar você a aumentar o seu ticket médio (valor médio gasto por cada cliente que visita a sua loja). A Trier separou abaixo algumas dicas para engordar o seu lucro do fim do mês. Vamos conferir?
1. Garanta que seu mix de produtos tenha opções de alto padrão.
Alguns tipos de produtos alavancam as vendas para cima apenas por serem opções mais caras. Os produtos dermocosméticos são um destes exemplos. Eles costumam ser produtos de uma faixa de preço elevada, mas possuem bastante aceitação e procura entre os clientes no ambiente das farmácias. Se o seu consumidor entrou para ver um produto para a pele, que tal sugerir um dermocosmético relacionado? Ou mesmo, oferecer promoções desta categoria para facilitar as vendas, e ainda assim, ter um bom lucro?
2. Ofereça serviços complementares
Vacinação, aferição de temperatura e pressão, aplicação de medicamentos, entre outros. Estes são serviços pelos quais sua farmácia pode cobrar visando aumentar o ticket médio. São serviços que demonstram que o estabelecimento está disponível para os clientes, e por isso, além de fazer o lucro crescer, eles ainda por cima têm um efeito extra de garantir uma maior fidelização de seus clientes.
3. Cliente bom é cliente fiel
Invista tempo de atendimento com aqueles clientes que você sabe que sempre voltam. Ofereça a eles o atendimento com o seu melhor vendedor. Estes são os consumidores que mais devem receber a sua atenção, não apenas porque são provavelmente os consumidores que mais gastam dentro do seu estabelecimento, mas porque são também os potenciais disseminadores da sua farmácia.
4. Vantagens a partir de determinado valor.
Uma estratégia muito interessante para fazer com que seu cliente gaste mais dentro da loja é garantir a ele vantagens como frete grátis ou brindes a partir de um determinado valor de compras. Assim, seus clientes ficarão tentados a gastar mais para chegar àquele determinado valor e conquistar a vantagem.
Gostou das sugestões?
Para saber tudo sobre os dados de desempenho da sua loja, como histórico de vendas, ticket médio, perfil dos clientes que mais gastam, entre outros, conheça o Trier Drogarias.