Você sabe como compor um mix de produtos inteligente?

Hoje a Trier vai te ensinar algumas técnicas.

Entender qual a proporção de produtos para manter em seu estoque não é uma tarefa fácil. E também não é uma ciência exata. Cada farmácia tem necessidades diferentes, clientelas diferentes, e por isso, precisa de modelos diferentes de composição de produtos.

Mas algumas regrinhas básicas advindas da administração podem ajudar a compor seu estoque com mais sabedoria e menos desperdício, o que também significa mais lucro.

A Curva ABC é uma destas técnicas. Ela leva em conta o volume de vendas e a importância de cada um dos produtos para a lucratividade. A Curva ABC surgiu com base no Princípio de Pareto. Vilfredo Pareto percebeu que na Itália 80% das terras pertenciam a 20% da população, e que essa tendência de proporção 80-20 se repetia para outras coisas também. Assim, foi criado o Princípio que diz que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

As regras de gestão de produtos levaram em consideração este princípio para criar a Curva ABC, que diz que os produtos do tipo A, por exemplo, que são os produtos que mais trazem lucratividade para a farmácia, são em torno de 20% dos produtos do estabelecimento, e responsáveis por 80% do faturamento do mesmo. A proporção é outra para os produtos do tipo B, que representam 30% dos itens da farmácia, e 15% dos lucros. E os do tipo C, que representam 50% dos itens, e 5% do valor.

  • A – os produtos que possuem altíssima demanda e não podem faltar 20% dos itens representam 80% do valor

  • B – os produtos com demanda e preços intermediários 30% dos itens representam 15% do valor

  • C – os produtos que custam barato e saem pouco 50% dos itens representam 5% do valor.

Com base nestas regras, que não são fixas, mas devem ser avaliadas de acordo com cada tipo de negócio, você pode fazer a classificação dos produtos da sua farmácia para saber quais as quantidades ideais para comprar de cada tipo de produto, e para quais compras deve dar prioridade.

Também é importante levar em consideração a sazonalidade, e por isso, a Curva ABC deve ser constantemente reavaliada. Afinal, há produtos que no Verão fazem parte do Tipo A, e que no inverno não são muito procurados, e não precisam ser repostos com tanta frequência.

A Curva ABC também pode ajudá-lo na hora de classificar quais produtos do tipo C que podem ser colocados em promoção para que não fiquem encalhados no seu estoque.

Você pode fazer todos estes cálculos manualmente, é claro. Mas também pode contar com sistemas que te ajudem a fazer a classificação dos produtos automaticamente com base nos dados de cadastro do volume de vendas e preço dos produtos.

Em 2019, a Trier criou um Webinar bem completo sobre Curva ABC. Se você tem interesse em conhecer mais sobre este assunto, de uma forma mais aprofundada, é só clicar aqui para acessar o Webinar.

Além disso, conheça o sistema Trier e saiba como gerenciar suas compras com base na classificação da importância dos produtos.