Campanhas de Vendas e Incentivo.
É fato que o ser humano responde melhor a determinadas tarefas quando é provocado, desafiado, e por que não dizer, motivado.
Por isso, se você deseja extrair o melhor desempenho de sua equipe de vendas, é fundamental pensar em implantar um sistema de recompensas, seja ele por meio de metas individuais, ou, de forma mais elaborada, com uma Campanha de Incentivo de Vendas.
Campanhas de Incentivo são formas de estimular toda a equipe na busca por um objetivo em comum. Uma meta coletiva, que, ao ser atingida, libera premiações ou gratificações àqueles colaboradores da equipe que mais se destacaram, e pode também premiar os demais colaboradores com outras recompensas.
Na hora de pensar em implantar uma Campanha como esta, alguns fatores são fundamentais. Selecionamos aqui alguns deles para que você tenha uma ideia melhor de como estruturar e como aplicar a sua Campanha internamente.
Conheça sua equipe de vendas
Não adianta nada montar uma Campanha que coloque como meta algo que sua equipe não tem aptidão para buscar. Metas inalcançáveis não são boas para ninguém. Muito menos para motivar os colaboradores, que percebem logo na largada que nunca chegarão ao objetivo, e assim, tendem a não fazer esforços nem mesmo para começar. Além disso, é muito importante determinar uma premiação final que seja do interesse dos seus colaboradores. Por mais que as equipes de vendas sejam compostas por perfis bastante diversos de pessoas, sempre há algo em comum que todas elas gostariam de ganhar caso fossem premiadas. Uma estadia em um hotel, uma viagem, um gadget de última geração (smartphone ou smart watch, por exemplo), uma cesta de produtos importados… você é quem vai determinar qual tipo de prêmio se encaixa melhor para o estilo dos seus funcionários.
Insira as equipes de retaguarda na brincadeira
Os objetivos das Campanhas de Incentivo são sempre vender mais, mas você pode aproveitar uma Campanha para estabelecer metas por departamentos, premiando com recompensas menores a equipe inteira daquele setor. O departamento financeiro pode ficar, por exemplo, responsável por cortar os gastos em até X% até o final do período de vigência da Campanha. Da mesma forma, vale pensar em uma meta determinada para cada departamento.
Determine regras claras e divulgue-as ao máximo
Uma Campanha de Incentivo de Vendas é uma competição. E pra começar qualquer competição, é importante que todos os envolvidos partam de um mesmo lugar. Por isso, é fundamental que todos que estejam participando da Campanha de Incentivo saibam muito claramente quais são as regras do jogo: quando a Campanha se inicia e quando termina, qual é a forma de receber pontuação, qual será a forma de escolher os premiados, etc. Isso é importante até para evitar que lá na frente, quando a Campanha estiver chegando ao fim, alguém questione como foram concedidas as premiações e lance dúvidas sobre a transparência da Campanha, fazendo com que os participantes se tornem desmotivados para iniciar uma nova Campanha no futuro.
Acompanhe e motive
De nada adianta também iniciar uma Campanha de Incentivo no começo do ano e deixá-la esquecida até próximo de sua data de conclusão. As pessoas precisam ser lembradas de suas metas e estimuladas a correr atrás delas sempre que possível. Por isso, se você pretende criar Campanhas como estas, pense em formas de manter as regras e as metas vivas para seus colaboradores. Você pode criar e-mail marketings, WhatsApp e cartazes para cada mês, bimestre ou trimestre do ano, contando aos participantes como estão até ali os resultados da equipe, e mostrando a eles que ainda dá tempo de se engajar e correr atrás das premiações.
Também é possível criar momentos ao longo do ano para dividir com os colaboradores de forma presencial os resultados alcançados até então. Isso cria o senso de competição saudável entre os colaboradores, e faz com que eles percebam a conquista das metas e objetivos de uma forma mais palpável.
O importante neste tipo de Campanha é fazer com que os colaboradores se sintam prestigiados pelo trabalho bem feito. Por isso, nunca se esqueça também de que, como bom gestor, você deve elogiar publicamente e criticar em particular.
Gostou deste conteúdo? Já realizou em sua farmácia algum tipo de Campanha de Incentivo? Conta pra gente como foi nos comentários!