Marketing Digital para Farmácias: 3 dicas para construir sua presença online

Hoje em dia, estar presente no mundo digital já se tornou algo natural para a grande maioria das empresas. Porém, ainda há um grande número de farmácias que não trabalham sua comunicação on-line e assim, perdem grandes oportunidades de aumentar a lucratividade e aprofundar o relacionamento com os clientes.

Por trabalharem com produtos de primeira necessidade, muitos gestores não consideram o investimento em marketing digital como algo essencial para o crescimento de suas farmácias. O que eles não sabem, é que ficar de fora das redes sociais é desperdiçar o enorme potencial de divulgação que essa ferramenta proporciona e, consequentemente, estar distante do seu público digitalmente. 

Vamos imaginar a seguinte hipótese: sua farmácia não tem um perfil nas redes sociais e seu concorrente de bairro, tem. Ambos fazem uma promoção para o mesmo medicamento – a sua ainda fica alguns reais mais barato. Você fez um cartaz para divulgar em sua farmácia e seu concorrente além do cartaz, criou um post para o Instagram e o patrocinou para a região. 

Qual dos dois tem maior probabilidade de vender mais?

O CONCORRENTE. 

Por quê? Porque a promoção dele alcançou um número maior de pessoas na região. 

Mesmo você oferecendo a melhor promoção, com o preço mais barato, seu concorrente teria maiores chances de vender mais que você por ter divulgado nas redes sociais e feito um anúncio patrocinado, atingindo um público maior do que seu cartaz apenas. 

Percebe agora a importância de estar presente no mundo digital e em contato direto com seu público consumidor? Há um enorme potencial a ser explorado nas ferramentas digitais e sua farmácia não pode ficar de fora! 

Para te incentivar a introduzir sua farmácia ao meio digital, trouxemos 3 benefícios que a presença online oferece para te convencer de uma vez por todas a criar uma conta nas redes sociais hoje mesmo! Confira:

1 – Divulgar sua farmácia

Principal funcionalidade das ferramentas digitais, você pode divulgar promoções, kits, campanhas de vendas, horário de funcionamento, localização, datas comemorativas e tudo mais que você julgar pertinente para comunicar ao seu cliente.

Oferecer conteúdos que gerem valor aos usuários também é uma ótima alternativa a ser explorada, como explicações de uso, benefícios de produtos como multivitamínicos e outros, cosméticos indicados para cada tipo de pele, enfim, há uma infinidade de temas possíveis para explorar e entregar um conteúdo de qualidade aos seus clientes. 

Conteúdos ricos e promocionais são altamente compartilháveis, isso significa que sua farmácia atingirá mais pessoas, organicamente, pois as pessoas tendem a enviar bons descontos ou dicas que considerem valiosas a seus amigos e familiares. 

Além de tudo isso, você também pode criar conteúdos real time nos stories, mostrando produtos, fazendo um tour por entre os corredores da farmácia, divulgando promoções de tempo limitado, abrindo enquetes ou a caixa de perguntas para promover interações com seus seguidores.

2 – Criar relacionamento com seus clientes

Ao publicar nas redes sociais, você abre espaço para que seus clientes interajam com você no ambiente online. Eles podem perguntar sobre disponibilidade de produtos, valores, promoções, se a farmácia estará aberta em determinada data ou qualquer outra dúvida que surgir. 

Isso faz com que o cliente se sinta mais próximo da farmácia e ajuda diretamente no processo de fidelização e constrói um relacionamento que faz com que o cliente priorize as compras em sua farmácia, evitando considerar a concorrência. 

Você também pode promover sorteios para engajar o público a marcar amigos e gerar interação ou oferecer promoções ou vantagens para quem segue a farmácia nas redes sociais: que tal uma promoção onde o cliente apresenta o post na hora da compra e ganha um desconto especial?  

3 – Anunciar para mais usuários

O trabalho orgânico em redes sociais pode gerar resultados, mas se você deseja realmente potencializar suas vendas e conquistar mais clientes, é imprescindível que você disponibilize uma verba mensal para investir em anúncios nas mídias sociais. 

Com os anúncios patrocinados, além de acelerar o crescimento on-line de sua farmácia, você levará suas promoções e campanhas de venda a um número maior de usuários do que suas postagens orgânicas – sem verba de patrocínio – alcançariam. 

Com uma segmentação de público precisa, você atingirá consumidores que, muitas vezes, não conheciam ou não tinham o costume de comprar em sua farmácia, ampliando sua rede de potenciais clientes que você pode fidelizar com atendimento de excelência e preços atraentes. 

Importante: para obter melhores resultados com os anúncios, o ideal é que você contrate uma pessoa que entenda do assunto ou terceirize o serviço com alguma agência de comunicação ou Free Lancer.  

Conseguiu visualizar a importância de sua farmácia estar presente nas redes sociais? Os benefícios de trabalhar sua comunicação online de maneira assertiva refletirão em um aumento no fluxo de pessoas e nas vendas de sua farmácia! 

Então, o que você está esperando? Crie uma conta para sua farmácia no Instagram, Facebook e outras redes que sejam muito usadas em sua região! Comece hoje mesmo a comunicar seu trabalho digitalmente e potencialize seus lucros a longo prazo! 

 

E lembre-se: no final, é tudo sobre aparecer e se manter ativo na memória de seu público, porque quem não é visto, não é lembrado.