Gerenciamento Eficiente de Estoque
Realizar o controle de estoque é uma das principais ferramentas para uma gestão mais eficiente e lucrativa para sua farmácia, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.
É a partir do controle de estoque que conseguimos direcionar a empresa, utilizar o capital de giro de forma adequada, evitar desperdícios e produtos encalhados em estoque, planejar e suprir campanhas estratégicas de vendas e prever o quanto será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, conseguindo melhores negociações.
Se o estoque não receber a devida atenção e sua conferência não for feita correta e minuciosamente, sua farmácia pode sofrer com vários transtornos e inconvenientes, como falta de produtos, clientes insatisfeitos por não encontrarem o que buscavam e prejuízo com produtos parados na prateleira, sem vender.
E você sabe: estoque parado é dinheiro parado.
Isso tudo pode construir uma imagem negativa da sua farmácia entre seu público, o que pode fazê-lo perder clientes e, consequentemente, ter quedas no faturamento.
Em uma pesquisa realizada pelo Guia da Farmácia, as reações dos clientes que chegam à farmácia e não conseguem a mercadoria desejada foram estudadas, e resultado observado não foi muito positivo:
- 11% desistem da compra
- 17% adiam a compra
- 37% vão para concorrência
Percebe agora a importância de realizar um controle de estoque preciso? Quando um cliente não encontra o produto que procura em sua farmácia, há uma grande chance que ele busque pela concorrência.
Mas, como realizar um bom controle de estoque?
Para tornar a tarefa de gerenciar todo o estoque mais prática e rápida, é imprescindível que sua farmácia utilize um sistema integrado de gestão que conecte todas as funcionalidades e ofereça informações atualizadas para sua tomada de decisão.
O Trier Drogarias é o mais completo software de gestão para o ramo farmacêutico, oferecendo controle total de todas as movimentações de sua farmácia, com dados em tempo real e uma interface intuitiva e simples, que se adapta a diversos dispositivos.
Com a implantação do Trier Drogarias em sua farmácia, você terá diversas formas de gerenciar seu estoque, cada uma com objetivos de controlar e analisar as movimentações, para mantê-lo sempre atualizado.
Você poderá gerenciar todas as entradas, sejam elas manuais ou eletrônicas, realizar a conferência e contagem de produtos para a confirmação do estoque. Você também consegue controlar as saídas a medidas em que os produtos forem sendo vendidos ou saiam do estoque por outros motivos, como estornos, doações, quebra, produtos vencidos, uso interno, transferências e outros.
Gere relatórios atualizados
O Trier Drogarias fornece relatórios com dados atualizados em tempo real para pautar suas decisões de maneira estratégica e eficaz.
Os relatórios oferecem informações que podem ser cruzadas para gerar insights para orientar os próximos passos e estratégias a serem adotadas por sua farmácia. Você também pode analisar períodos específicos de maneira simples, apenas selecionando as datas desejadas.
Além da conferência, que possibilita contar os produtos sem precisar fechar a farmácia, também é possível verificar o saldo total estocado e até tirar um extrato demonstrativo das entradas e saídas do estoque, com informações de valores brutos, valores líquidos, fornecedores, número da nota, datas, descontos e outros.
Check In e Check Out
Com a ferramenta de entrada eletrônica de mercadorias, fica muito mais simples e prático dar a entrada em mercadorias. Basta inserir o arquivo enviado pelo fornecedor, que já inclui todos os dados de produtos e valores, sem que você precise preencher todas as informações, como na maneira convencional.
A ferramenta de Check In permite que você realize uma conferência de todos os produtos que entraram em estoque antes de disponibilizá-los no ponto de venda para o cliente, assegurando que nenhum detalhe passe despercebido.
E para potencializar as vendas, utilize a ferramenta Check Out, que coleta as informações sobre os produtos que o cliente escolheu no balcão e indica o que o atendente poderá oferecer para agregar valor à venda antes da finalização da compra, um incentivo a compra casada.
Com um bom controle de estoque e todas as funcionalidades que o Trier Drogarias tem a oferecer, sua farmácia irá ganhar com a organização e otimização de processos, que refletirão positivamente nos resultados e lucros obtidos.
A Trier Sistemas é referência no mercado de softwares para farmácia e drogarias, sempre visando melhor gestão e comodidade ao cliente.
Entre em contato conosco e otimize seus resultados!