Cadastro Inteligente: Proteja sua Farmácia de Problemas com Tributações
O ano de 2021 mal começou e já trouxe consigo mudanças fiscais e tributárias significativas, que vão impactar os negócios de sua farmácia, em especial nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nesta matéria, explicamos um pouco mais sobre cada uma das mudanças, como elas incidirão em sua empresa e claro, uma solução Trier para te ajudar na adaptação para os novos formatos de tributação. Leia e confira!
Santa Catarina
Em Santa Catarina, a partir de 01/01/2021, a tributação na venda deixa de ser feita pelo regime de substituição tributária e passa a ser pelo regime normal.
Na prática, essa configuração de “substituição tributária” deixa de existir e em seu lugar devemos passar a informar a alíquota de ICMS exigida pelo Estado, que pode ser de 17% ou 25%.
Rio Grande do Sul
Também a partir do dia 1º de janeiro de 2021, entrou em vigor no Estado do Rio Grande do Sul um novo percentual de alíquota de ICMS, de 18% para 17,5%.
Todas as farmácias do Rio Grande do Sul deverão realizar a manutenção tributária dos produtos para que se adequem à nova alíquota. A atualização para a nova alíquota é obrigatória, ou seja, você não poderá vender produtos em 2021 antes de executar a manutenção na tributação dos produtos.
É importante que sua farmácia esteja atualizada de acordo com as novas regras tributárias, para evitar gastos desnecessários ou pior, deixar de faturar por ter as vendas impedidas.
Como adequar sua farmácia?
Primeiro, é interessante que você entre em contato com a Contabilidade que cuida das responsabilidades fiscais da sua farmácia, para buscar orientação sobre o que mudou e alinhar os passos seguintes.
Se você já é cliente Trier e possui a ferramenta Cadastro Inteligente integrado ao software da sua farmácia, temos uma ótima notícia para te dar: pode ficar despreocupado, as atualizações são feitas automaticamente na ferramenta.
Como funciona o Cadastro Inteligente?
O Cadastro Inteligente é nossa ferramenta de inteligência fiscal, que cuidará de toda a parte de tributação e impostos da sua farmácia, sem que você precise se preocupar com mudanças e decretos que não pode prever.
A Trier conta com uma equipe de 13 contadores próprios dentro da estrutura, que são responsáveis por fazer toda a parte de saneamento fiscal e tributário dos produtos da farmácia.
Sempre que sua farmácia realiza alguma entrada de produtos no sistema, nossa equipe de contadores analisa e corrige toda a parte fiscal tributária desta mercadoria, que são: NCM, PIS, COFINS, Natureza da Receita, ICMS, CEST.
Assim, você tem mais segurança nas informações fiscais e evita erros no cadastro de produtos, passo crucial para gerar um monofásico correto, que são os produtos que já foram pagos pela distribuidora ou laboratório e que não precisam ser tributados novamente, evitando uma bitributação e fazendo com que sua farmácia pague apenas os impostos corretos e devidos.
Com o CADASTRO INTELIGENTE, sua farmácia ganhará com a otimização do cadastro de produtos, com atualizações fiscais, que trarão de forma efetiva a ECONOMIA e SEGURANÇA que sua farmácia ou drogaria precisa.
Quer conhecer outros benefícios do Cadastro Inteligente?
- Economia operacional (custo com pessoal especializado em tributação);
- Melhoria operacional com o cadastro automatizado;
- Auxílio no cadastro de tributação dos produtos e revisões contínuas;
- Diferencial diante da concorrência;
- Confiabilidade (impostos pagos corretamente);
- Menor margem de erro (menos despesas, multas, etc).
Para conhecer mais sobre essa ferramenta e outras soluções Trier Sistemas, realize seu cadastro que um consultor comercial Trier entrará em contato com você para descobrir o melhor negócio para sua farmácia.