Prepare o Ponto de Venda da Sua Farmácia para o Natal!
As confraternizações de final de ano estão chegando e com elas, os presentes! Confira algumas dicas para organizar seu ponto de venda e potencializar as vendas da sua farmácia!
As festas de fim de ano e encerramentos estão chegando e isso significa uma coisa: presentes! A época de presentear está só começando e sua farmácia precisa estar estrategicamente organizada para estourar nas vendas de Natal.
Pesquisas trazem informações de que 80% das decisões de compra são tomadas dentro do próprio ponto de venda. Ou seja, estar com o layout da farmácia em dia, bem organizada e sem falta de produtos em gôndolas é essencial para um aumento positivo nas vendas.
Para ajudar você a preparar o PDV da sua farmácia para o Natal, elaboramos algumas dicas e direções que você pode seguir para potencializar as vendas de fim de ano e iniciar 2021 com o faturamento lá em cima.
Pense em Kits
Montar kits pode ser uma ótima estratégia para vender mais, incentivar a compra casada e aumentar o ticket médio da sua farmácia. Os kits são ótimas opções de presente para seus clientes e você pode soltar a criatividade na hora de selecionar os produtos, claro, baseando-se sempre em dados de vendas anteriores.
Também é uma oportunidade de combinar produtos que estão parados no estoque e não possuem tanta saída com produtos presenteáveis, como os de linhas cosméticas, a fim de proporcionar uma queima de estoque para 2021.
É interessante montar kits em várias faixas de preço, menores ou mais completos, para atingir todas as ocasiões e públicos. Um evento para se inspirar é o amigo secreto, que geralmente estabelece um valor para o presente. Pensar em kits até R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 oferece uma opção fácil para escolha, pois o cliente é orientado pela faixa de preço.
Você também pode pensar em embalagens especiais para os kits, com fitas e adornos, que ajudam na percepção do cliente de valor agregado.
Tudo isso aliado a um posicionamento estratégico dos kits no ponto de venda faz toda a diferença. Procure posicioná-los próximo da entrada ou em uma área dedicada e com decoração temática de Natal, para chamar mais atenção.
Verão em Foco
À medida que nos aproximamos da chegada do verão, as temperaturas começam a subir em todo o país e essa é uma ótima oportunidade para vender produtos relacionados com a estação.
Bronzeadores, iluminadores, protetores solar, cremes pós sol, hidratantes, produtos para cuidar do cabelo são naturalmente mais procurados nesta época do ano, então destacá-los em sua farmácia pode trabalhar com a necessidade inconsciente do cliente, que pode perceber que precisa destes produtos, mesmo que sua intenção inicial ao entrar na farmácia não fosse comprá-los.
Vale pensar em um expositor dedicado para estes produtos ou banners indicativos para chamar a atenção dos clientes. Se conseguir algum desconto especial para deixar essa linha de produtos ainda mais irresistível à compra, é ótimo! Também é uma ideia legal explorar promoções de compra casada, como “50% de desconto na segunda unidade”, para incentivar a compra do segundo produto e aumentar o ticket médio.
A Vitrine
A vitrine é uma ferramenta super importante para atrair clientes a entrarem na farmácia, mas ela precisa estar sempre de acordo com a temática e promoções vigentes.
Estudos já comprovaram que 50% das vendas efetuadas são de produtos expostos na vitrine e que 83% da atenção dos clientes são exclusivas da visão, ou seja, o impacto visual é a primeira coisa que as pessoas prestam atenção.
Uma vitrine criativa tem o potencial para trazer o cliente para dentro da farmácia. Para variar o layout, você pode falar com grandes distribuidores da indústria farmacêutica e de cosméticos para receber materiais promocionais de produtos e campanhas publicitárias, como algum totem ou expositor especial.
Ah, e a vitrine precisa ser atualizada periodicamente, afinal, após um tempo, as mesmas pessoas deixarão de reparar nos produtos da vitrine. É preciso que ela esteja sempre atrativa e com novidades para encher os olhos dos passantes.
Conseguiu tirar alguns insights para faturar ainda mais no último mês de 2020? Converse com sua equipe e mostre algumas das ideias que sugerimos para alinhar as expectativas e tarefas dos funcionários.
Aliando as dicas desta matéria a um bom atendimento, prestativo e especializado, com um software de gestão como o sistema Trier Drogarias para comandar todo o funcionamento da campanha de fim de ano, os resultados serão expressivos e sua farmácia lucrará muito mais!