Estratégias omnichannel: qual a importância para a sua farmácia?
É essencial que as marcam ofereçam estratégias online e offline, por isso as estratégias omnichannel para farmácia podem ser valiosas nesse momento.
O conceito de omnichannel engloba pensar em estratégias de contato com a marca com os consumidores por diversos canais, por exemplo, investir em redes sociais e também investir em experiências no offline, seja no Ponto de Venda (PDV) ou numa mídia tradicional, como TV e rádio.
Resumindo, é a integração entre todos os canais de venda e de comunicação com os compradores de uma marca.
Nós sabemos que faz algum tempo que o digital se tornou parte essencial dos planos de mídia, porém o varejo ainda sente a necessidade de ofertar experiências offline nos PDVs.
Segundo artigo da BCG, Compras no Brasil: a influência e o potencial do digital, o primeiro contato do consumidor com a marca começa no online, sendo que o consumidor percorre uma jornada e durante o seu contato com a marca acontece em diferentes momentos e canais, por isso a importância de fortalecer tanto as experiências online quanto offline.
A pesquisa também indicou que os consumidores freqüentemente, fazem sua primeira compra na loja – para ver uma cor de batom ou esmalte de unha, por exemplo – e, em seguida, usam os comerciantes online para repetir as compras. A decisão de compra e a compra em si são moldadas por uma mistura de canais online e offline.
A pesquisa da Abcomm, indicou que os consumidores fazem sua pesquisa inicial pela internet e depois vão para as lojas físicas comparar os preços do online. Além disso, apontou que as Drogarias oferecem um desconto de até 45% de desconto em relação ao produto na loja virtual.
Considerando o momento de crise pelo qual estamos passando em função da pandemia de COVID-19, uma estratégia omni ganha ainda mais importância.
Como posso realizar uma estratégia omnichannel para a minha farmácia?
Treinar seus profissionais de vendas, para que os consumidores possam ter uma experiência positiva no estabelecimento é preciso treinar vendedores para que eles tenham uma abordagem impecável com cada cliente que entrar na farmácia.
Apostar em atendimento personalizado, para atender com qualidade e aumentar as chances de finalização das vendas, é essencial saber como lidar com diferentes perfis de clientes. Afinal, quanto mais informação se tem sobre determinado cliente, mais fácil fica atender às solicitações dele e conquistar a tão esperada compra.
Investir em um ERP, um sistema de controle de gestão é o recurso fundamental para que o conceito omni saia da teoria e passe à prática. Com ele é possível obter todas as informações para você planejar as suas ações, inclusive criando campanhas e cadastrando os vendedores que irão participar.
Planejar as ações offline e online, mix do online e do offline vai auxiliar sua empresa a alcançar parcelas de seu público em diferentes situações e momentos. É importante ressaltar que no ponto inicial do planejamento, você já deve pensar nas campanhas e no tipo de ação que pretende fazer e começar a desenhar de que forma elas estarão integradas.
Gostou das nossas dicas de hoje? Seguindo essas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, pode ter a certeza que você poderá oportunizar ótimas experiências para o seu consumidor.
A Trier pode te ajudar otimizar seus resultados, com o melhor sistema para a gestão da sua farmácia ou drogaria. Escolha o produto mais aceito no mercado, com mais de 8 mil clientes, 95% de satisfação e ainda suporte de atendimento nos finais de semana e feriados.
Converse com os nossos consultores por aqui.